Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

SEGURANÇA : Policiais comunitários estão aptos

SEGURANÇA : Policiais comunitários estão aptos
15 abril
09:01 2014

O final da última sexta-feira foi marcado pela formatura dos 44 policiais militares que participaram do curso de promotor de policiamento comunitário e atuarão nos 11 núcleos distribuídos em bairros da cidade. Com duração de 40 horas, entre os dias 7 e 11 de abril, o auditório da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS) foi palco das aulas.

A primeira cidade no Estado a contar com os núcleos de policiamento foi Caxias do Sul, onde em um ano e meio de atuação foi possível constatar uma redução de 50% dos homicídios e roubos. Além de Caxias, outras 12 cidades também contam com o projeto que é uma parceria do Governo do Rio Grande do Sul e das prefeituras que o acolhem.

Ainda no primeiro semestre de 2014, Pelotas e outras dez cidades estarão recebendo este projeto, que visa trazer a Brigada Militar para dentro dos bairros e com isso diminuir o número de delitos. “Se tudo ocorrer como estamos prevendo, ao longo do mês de maio estaremos implantando o projeto nos bairros”, disse o diretor Departamento de Ensino e Treinamento da Secretaria Pública do Rio Grande do Sul, coronel Júlio César Marobim.

O prefeito Eduardo Leite salientou que a segurança pública ostensiva mesmo não sendo um papel do Município é de grande relevância para sua gestão. “Nós ajudamos com a prefeitura, através da Guarda Municipal, do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e agora através do Policiamento Comunitário”, disse o prefeito. O Município investirá cerca de R$ 300 mil por ano com o provimento de moradia para os policiais que estarão nos bairros.

O orador da turma, sargento Antônio Maria Casarin ressaltou a tarefa a que cada um dos formandos está designado. “Cabe a nós a difícil tarefa de iniciar o policiamento comunitário em Pelotas, vamos abraçá-la com determinação e coragem”, convocou os colegas.

Prefeito Eduardo Leite está confiante com o sucesso do projeto.

Prefeito Eduardo Leite está confiante com o sucesso do projeto.

Eduardo agradeceu aos policiais que se sentiram chamados a este projeto. “Nós confiamos muito em vocês, confiem em nós, Município e Estado, assim poderemos dar guarita para todos. Agradeço em nome de Pelotas a abnegação e doação de cada um para a nossa cidade”, finalizou.

Também estiveram presentes à cerimônia, a vice-prefeita Paula Mascarenhas, a secretária de Justiça Social e Segurança, Clesis Crochemore, o representante da Câmara de Vereadores, vereador Tenente Bruno, o tenente-coronel Jorge Ricardo Ferreira que responde pelo comando do CRPO/Sul (Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul), o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, major André Luis Ottonelli Pithana, a coordenadora do projeto em Pelotas, tenente Luciana, o coordenador do GGI, tenente Paulo dos Santos, o superintendente de Segurança do Município, Romaldo Duarte e o comandante da Guarda Municipal, Ladislau Neto.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções