Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

SEGURANÇA PÚBLICA : Coronel Rodrigo Mohr será o novo comandante-geral da Brigada Militar

SEGURANÇA PÚBLICA : Coronel Rodrigo Mohr será o novo  comandante-geral da Brigada Militar
05 novembro
08:28 2019

O coronel Rodrigo Mohr Picon será o novo comandante-geral da Brigada Militar (BM). O atual chefe do Comando de Policiamento da Capital (CPC) substituirá o coronel Mário Yukio Ikeda, que, após 34 anos e nove meses de serviço, irá para a reserva. O nome que passará a chefiar o CPC será definido nos próximos dias. Também será anunciada em breve a data da cerimônia de posse do novo comandante-geral.

O atual e o futuro comandante-geral foram recebidos na tarde de segunda-feira, no Palácio Piratini, pelo governador Eduardo Leite e pelo vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, para anunciar a passagem de comando.

Coronel Mohr está na BM desde fevereiro de 1987

Coronel Mohr está na BM desde fevereiro de 1987

Ao agradecer os serviços prestados pelo coronel Ikeda, o governador explicou que a redução nos índices de criminalidade faz parte de uma conquista coletiva. “O comando da equipe certamente é algo que merece reconhecimento e, por isso, agradecemos a dedicação do senhor nesses quase 35 anos”, pontuou Leite.

“A queda na violência na capital também foi bastante impressionante e seu trabalho faz parte disso. A segurança é uma das nossas prioridades. Por isso, temos um programa focado na área e um vice-governador que vem de lá”, reforçou.

O governador ainda agradeceu a disponibilidade e a confiança do coronel Mohr ao aceitar o desafio de comandar a Brigada Militar e garantiu que os agentes da segurança pública receberão especial atenção, visto que exercem função de caráter diferenciado.

“Agradeço o empenho do comandante Ikeda durante o período que chefiou a instituição. E destaco que, assim como a manutenção do coronel Ikeda desde o governo anterior, a escolha do coronel Mohr se deu pelo caráter técnico. É um profissional extremamente preparado para dar continuidade à redução constante dos indicadores de criminalidade, com viés operacional, assegurando a melhoria da sensação de segurança para a população”, afirmou o vice-governador.

Natural de Porto Alegre, o coronel Mohr ingressou na Brigada Militar em 19 de fevereiro de 1987. Aos cinquenta anos, já foi comandante do 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM) e do 19° BPM, e subcomandante do 1° BPM, todos na capital. Também atuou como diretor-adjunto no Departamento de Ensino e Treinamento da Secretaria da Segurança Pública e no Departamento de Ensino da Brigada Militar. Foi ainda chefe do Estado-Maior do CPC, onde atualmente exercia a função de comandante.

“Sou filho de uma servidora civil da Brigada Militar. Ingressei no antigo segundo grau da BM, hoje Colégio Tiradentes. É uma grande honra, vindo de uma família humilde, chegar ao posto máximo de uma instituição tão importante. Sinto muito orgulho em assumir o comando neste momento de redução dos índices e um trabalho de modernização, de foco estratégico para resolver os problemas”, afirmou Mohr.

Pela Academia de Polícia Militar (APM), o novo comandante-geral da BM concluiu os cursos de Formação de Oficiais (1990), Avançado de Administração Policial Militar (2002) e Especialização em Políticas e Gestão de Segurança Pública (2016). Também realizou os cursos de Extensão em Política, Estratégia e Gestão pela Adesg (2010), de Gestão Pública Moderna pela FDRH (2007) e de técnica de ensino da Marinha do Brasil (2006). Em 2003, obteve a formação de instrutor do Programa de Prevenção às Drogas e à Violência da Polícia Militar de Santa Catarina.

Mohr também tem licenciatura em Letras pela UFRGS (2001), e pós-graduação em Gestão da Segurança na Sociedade Democrática pela Ulbra (2009). Detentor de onze medalhas e quinze comendas, Mohr foi promovido a coronel em agosto de 2019.

Sobre o autor

Rafael Freitag

Rafael Freitag

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções