Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Segurança pública volta a ser debatida na Sanga Funda

17 outubro
09:39 2018

Um encontro para avaliar os resultados de ações e estratégias adotadas pela Brigada Militar (BM) e Guarda Municipal (GM) para combater a criminalidade na Sanga Funda, assim foi a reunião realizada na noite de segunda-feira na sede do CTG Unidos da Querência. A reunião aconteceu 60 dias após uma reunião pública promovida pela Câmara de Vereadores e durante a qual a comunidade apresentou queixas sobre a falta de policiamento, aumento de casos de assaltos e da sensação de insegurança.

Mais uma vez o encontro que colocou moradores frente a frente com representantes da BM e da GM foi mediado pela Câmara de Vereadores, representada pelo vereador Marcos Ferreira, o Marcola (PT). Durante pouco mais de uma hora a comunidade voltou a apresentar reclamações sobre a demora no atendimento de pedidos de socorro feitos para a BM, deu relatos de crimes como furtos e assaltos registrados na localidade do Corredor do Guido e tornou a pedir a realização de ações de fiscalização e barreiras, especialmente nos caminhos que ligam o bairro à localidades vizinhas como o loteamento Getúlio Vargas.

A representante do comando do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), capitã Fernanda Caldeira admitiu a ocorrência de problemas causados pela falta de pessoal e viaturas, mas afirmou que nenhum chamado deixa de ser atendido pela polícia militar. Dados apresentados pela oficial indicam um baixo índice de criminalidade no bairro onde desde o início do ano foi registrado um homicídio, dez furtos em residência e quatro assaltos à pedestres. “Em agosto havia muita insegurança entre os moradores e algumas ações foram realizadas e a partir disso acreditamos que já tenha havido uma melhora”, declarou. A oficial ainda frisou a necessidade da população registrar as ocorrências para que a polícia possa ter um levantamento real da situação e possa mapear os locais mais frágeis e crimes de maior incidência.

Dois meses depois da primeira reunião, moradores e autoridades voltaram a se encontrar para avaliar  resultados das ações

Dois meses depois da primeira reunião, moradores e autoridades voltaram a se encontrar para avaliar
resultados das ações

O secretário municipal de Segurança Pública, Aldo Bruno prometeu montar e executar ações conjuntas de fiscalização tanto dentro do bairro como em seus principais acessos.

ILUMINAÇÃO – Para o representante da comunidade, vereador Marcola o reforço da presença policial nas ruas da Sanga Funda é importante mas não é o único fator capaz de melhorar a sensação de segurança dos moradores e assumiu o compromisso de cobrar da Prefeitura ações de infraestrutura capazes de melhorar a situação no local, como a reposição de 140 pontos de iluminação pública que estão atualmente apagados.

“A segurança melhorou com a presença da polícia, mas a parte mais fácil e simples que é subir em um poste e trocar uma lâmpada a prefeitura não faz. Já facilitamos a vida da Secretaria de Serviços Urbanos fazendo um mapeamento dos pontos com problemas, agora vamos voltar a cobrar que venham aqui e façam seu trabalho, pois sem fazer o básico não há como querer falar em pacto pela paz”, disse.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções