Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Semana da Pátria é iniciada em solenidade no 9º BIMtz

Semana da Pátria é iniciada em solenidade no 9º BIMtz
03 setembro
08:55 2018

Nem a chuva persistente atrapalhou a abertura oficial da Semana da Pátria em Pelotas, que ocorreu na manhã de sábado, nas dependências do 9º Batalhão de Infantaria Motorizada (9º BIMtz). Uma série de atividades, organizadas pela Prefeitura, Liga de Defesa Nacional, 8ª Brigada de Infantaria Motorizada (8ª Bda Inf Mtz) e 9º BIMtz, seguem pelos próximos dias em comemoração aos 196 anos da Declaração de Independência do Brasil.

Durante a cerimônia, que contou com a presença da Banda da 8ª Brigada, o vice-prefeito Idemar Barz destacou a importância histórica da data e de manter o orgulho patriótico aceso, assim como o Fogo Simbólico.

“Os brasileiros devem se sentir honrados de participar desse momento, e aproveitar para pensar na gestão democrática, eficiente, justa e humana do País. É o que buscamos fazer também em Pelotas”, disse Barz.

O general de Brigada Ernesto de Lima Gil, comandante da 8ª Bda Inf Mtz, lembrou aos presentes que o exército é formado por cidadãos e que os valores admirados na instituição, como honestidade e confiança, são reflexos da própria sociedade, que devem ser celebrados no 7 de setembro por todos os brasileiros.

Participaram da solenidade o diretor de manifestações cultuais da Secretaria de Cultura (Secult), Paulo Pedrozo; a coordenadora da 26ª Região Tradicionalista, Hilda Maria Heinen; o presidente da Liga de Defesa Nacional-Pelotas, André Luís Borges; o combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na II Guerra Mundial, João Pereira da Silva; e o grupo de escoteiros Voluntários da Pátria.

Programação se estende até o dia 16 de setembro, com desfiles e homenagens

Programação se estende até o dia 16 de setembro, com desfiles e homenagens

PROGRAMAÇÃO

  • 4 de setembro – às 10h30min ocorre uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Pelotas.
  • 5 de setembro – haverá sessão solene da maçonaria pelotense, na loja maçônica Fraternidade Nº 3, localizada à rua Andrade Neves, 2202, a partir das 20h.
  • 7 de setembro – às 9h será feita uma homenagem da loja maçônica Antunes Ribas ao busto de José Bonifácio, localizado na praça de mesmo nome. O desfile militar na avenida Bento Gonçalves ocorre no feriado, a partir das 10h.
  • 9 de setembro – a Pedalada da Pátria, organizada pelo grupo ciclístico Pedal Domingueira, se inicia às 9h, na esquina da Bento com rua Padre Anchieta. O trajeto passa pelas ruas Santos Dumont, avenidas Fernando Osório, Dom Joaquim, Juscelino Kubitschek e retorna à avenida Bento Gonçalves, completando trecho de 12 quilômetros.
  • 16 de setembro – a Parada da Juventude, desfile que envolve escolas municipais, de educação especial, alunos do projeto Vida Ativa da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e os escoteiros, sai às 14h da avenida Bento Gonçalves, esquina com a rua Gonçalves Chaves.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções