Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Semana de Turismo tem atividades diversificadas

27 setembro
17:08 2013

Expresso Quindin 01A 10ª Semana de Turismo se iniciou nesta quinta-feira (26/09/2013) com uma programação diversificada, voltada à promoção e divulgação dos potenciais turísticos da cidade.

Dentre as diversas atividades promovidas na tarde de hoje, destaca-se o City Tour histórico e cultural com o Expresso Quindim, que passeou pelo Centro Histórico da cidade com alunos da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças e usuários do CAPS Escola.

Outra atividade desenvolvida neste primeiro dia foi o “Palmilhar Dramatizado”, realizado pela Sdet, juntamente com a guia de Turismo Ana Paula Medeiros. O Palmilhar consiste em um Tour a pé pelo Centro Histórico, com acompanhamento da guia oficial da Embratur Ana Paula Medeiros. O passeio teve a participação de alunos da Escola Estadual Nossa Senhora das Graças.

Expresso Quindin 03Alunos das escolas Sinodal Alfredo Simon e Dr. Leivas Leite já receberam a visita dos mascotes e a trilha da Turma do Gotão. Promovido pelo NEAS/Sanep, a Trilha da Turma do Gotão é uma atividade lúdico-pedagógica que visa desenvolver no público infantil conceitos de cidadania, respeito ao próximo, boas práticas e atitudes em relação ao ambiente. É realizada na forma de um jogo de tabuleiro com dados, em grandes dimensões, onde as crianças interagem com os mascotes do Sanep, ao mesmo tempo em que são conscientizadas para o exercício das boas atitudes. As escolas escolhidas para a realização da atividade foram as que mais arrecadaram resíduos sólidos recicláveis através do Projeto “Adote uma Escola”, no mês de julho, sendo uma municipal, uma estadual e uma privada.

Nesta noite, às 19h15, haverá a palestra “Turismo como auxiliar do processo educativo”, com a guia de Turismo Ana Paula Medeiros, no Espaço Multiuso do campus 2 da UCPel, organizada pela professora Cristina Porciúncula. A palestra foca no Turismo Pedagógico  (o aluno vivencia a teoria na prática a partir das aulas-passeio) com o objetivo de oportunizar uma metodologia capaz de facilitar o processo ensino-aprendizagem, assim como propiciar que o desenvolvimento dos conteúdos possa ser desenvolvido de forma mais interdisciplinar.

            Confira a programação desta sexta-feira (27/09/2013) – Dia Mundial do Turismo, na Semana de Turismo:

– Das 13h30 às 15h30 – Oficina “Descobrindo o Patrimônio de Pelotas”, no Casarão 6, localizado na Praça Coronel Pedro Osório, 6 – promovido pelo curso de Bacharelado em Turismo da UFPel – Obs.: 30 lugares – agendamento através do telefone: 3921-1290 – evento gratuito.

– 14h – Palmilhar, no Centro Histórico, com Ana Paula Medeiros – promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) e pela guia de Turismo Ana Paula Medeiros, com saída do Mercado Central – evento gratuito.

– 14h – Palestra: “A importância da água no planeta”, com Willian Azário, no auditório da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), localizado na rua Professor Araújo, 1.653, promovido pela SQA, inscrições através do telefone 3284-4458 – evento gratuito.

– 14h – Blitz do doce, em frente ao Theatro Sete de Abril – promovido pela UCPel e Associação dos produtores de doces de Pelotas – evento gratuito.

– Das 14h às 18h – Visita guiada ao Museu & Espaço Cultural do Saneamento, localizado na rua Andrade Neves, 3.630 – promovido pelo Sanep – evento gratuito. Mais informações pelo telefone 3026-1149

Das 14h às 18h30 – Exposição “Doces lembranças de Pelotas”, na banca 44 do Mercado Central – evento gratuito.

– 15h – Expresso Quindim – City Tour histórico e cultural – saída do Mercado Central – evento gratuito. Senhas já disponíveis na banca da prefeitura no Mercado Central.

Das 16h às 18h – Oficina Descobrindo o Patrimônio de Pelotas, no Casarão 6, localizado na Praça Coronel Pedro Osório, 6 – promovido pelo curso de Bacharelado em Turismo da UFPel – Obs.: 30 lugares – agendamento através do telefone: 3921-1290 – evento gratuito.

Das 17h às 20h – Carreteiro de Charque, no Mercado Central – promovido pela Sdet, em parceria com a Escola Senac, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), e Josapar.

19h – City Tour Noturno pelo Centro Histórico, com a guia de turismo Ana Paula Medeiros, com saída do Mercado Central – evento gratuito.

– 19h – Acendimento das luzes da Fonte das Nereidas, na Praça Coronel Pedro Osório – promoção da Sdet e Sanep – evento gratuito.

O Chafariz passou por revitalização, recebendo pintura interna e externa e, a partir desta sexta-feira (27/09/2013), receberá, todas as noites, das 19h às 22h, iluminação cênica. De acordo com o assessor cultural do Sanep, Henrique Fetter Carvalho, a iluminação tem como objetivo uma maior participação da população na vida cultural da cidade, confraternização no entrono da Fonte, além de fazer parte da programação da Semana de Turismo. Na próxima semana, a Fonte das Nereidas deverá começar a receber revitalização.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções