Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Semana Farroupilha vai ter tablado coberto e fandangos

Semana Farroupilha vai ter tablado coberto e fandangos
15 agosto
08:42 2019

Outra novidade desta edição é a participação do Shopping Pelotas, que entra como parceiro 

   O vice-prefeito Idemar Barz e o coordenador da 26ª RT(Região Tradicionalista), Márcio Adir Corrêa, conduziram, terça-feira, no Paço Municipal, uma reunião preparatória das festividades da Semana Farroupilha, que este ano terá diversas novidades. Além do tradicional desfile de 20 de setembro na avenida Bento Gonçalves, toda a semana de 14 a 20 terá uma intensa programação cultural no Rancho da Paz — pelo terceiro ano consecutivo no Largo do Mercado (Edmar Fetter), no Centro Histórico de Pelotas, para descentralizar as festividades e aproximá-las da comunidade. Neste ano, contudo, o Rancho será montado sobre um tablado coberto de 8 X 24 metros, cujas laterais poderão ser fechadas, em caso de frio rigoroso ou chuva.

Neste ano, contudo, o Rancho será montado sobre um tablado coberto de 8 X 24 metros, cujas laterais poderão ser fechadas, em caso de frio rigoroso ou chuva.

Neste ano, contudo, o Rancho será montado sobre um tablado coberto de 8 X 24 metros, cujas laterais poderão ser fechadas, em caso de frio rigoroso ou chuva.

A estrutura será cedida pelo Exército, parceiro do evento que enaltece a tradição gaúcha. No tablado serão realizadas uma série de atividades culturais, ao longo de toda a semana, tais como apresentações das invernadas artísticas dos CTGs, missa, Audiência Crioula, Sessão da Câmara de Vereadores e bailes. Outra novidade dessa edição será a realização de fandangos embalados por conjuntos musicais.

Durante toda a madrugada, da meia-noite às 8h, haverá ronda realizada pelos CTGs e outros grupos tradicionalistas. A ideia é que haja um fogo de chão permanente, que mantenha o ambiente aquecido da forma tradicional gauchesca. O desfile Farroupilha, na manhã de 20 de setembro, terá entre 200 e 250 cavalarianos – todos vão passar por inspeção estadual e somente poderá participar aqueles que receberem o selo de vacinação em dia –, carretas e pessoas a pé, pilchadas, além de participação dos colégios Militar Tiradentes e Municipal Pelotense (CTG Sinuelo do Sul) e da Escola Municipal Frederico Ozanan.

A 26ª RT é composta por Pelotas, Capão do Leão, Turuçu, Arroio do Padre e Morro Redondo. Participaram da reunião representantes das secretarias de Cultura (Secult), Transporte e Trânsito (STT), Educação e Desporto (Smed) e Segurança Pública (SSP); do 4º BPM; dos Bombeiros; do Colégio Tiradentes; e da Inspetoria Veterinária da Secretaria Estadual de Saúde; e Veteranos da Polícia do Exército.

13.09.2017 - Prefeito em exercicio Idemar Barz na Chegada da Chama CrioulaCHAMA: TRADIÇÃO DE 83 ANOS

Em Pelotas, o processo que envolve as chamas da Pátria e Crioula já dura 83 anos. A Chama da Pátria é acesa, na cidade, no dia 20 de agosto e permanece no Altar da Pátria (Parque Dom Antonio Zattera) até o dia 7 de setembro, quando uma centelha do fogo simbólico é conduzida por um grupo de cavalarianos, após o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, ao 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), no Fragata.

No dia 14 de setembro, chega a Pelotas a Chama Crioula, trazida desde Tenente Portela, à distância de 600 quilômetros, por um grupo de cavalarianos, e levada ao Altar da Pátria. No mesmo dia, uma centelha do fogo que estava no 9º BIMtz é fundida à Chama Crioula – o restante é apagado, no Quartel —, que permanece no Altar da Pátria até o dia 20 de setembro. Ainda no dia 14, centelhas da Chama Crioula são distribuídas entre as entidades tradicionalistas, que a resguardam com ronda até o dia 20. Uma centelha também vai para o Rancho da Paz, no Largo do Mercado, e, outra – novidade deste ano –, será levada ao Shopping Pelotas.

   SHOPPING QUER ABRAÇAR A TRADIÇÃO

Embora seja um empreendimento privado, o Shopping Pelotas procura se inserir, cada vez mais, nas comemorações do município e, esse ano, quer participar também das festividades da Semana da Pátria. “O Shopping Pelotas é uma vitrine para todos e nossa intenção é que não seja somente um centro comercial, mas também um centro de entretenimento e lazer para os pelotenses. Queremos incentivar a cultura e estar cada vez mais presentes na comunidade”, disse a coordenadora de Marketing do Shopping, Simone Ponce, em reunião com Idemar e Márcio Corrêa, na mesma tarde.

Paulista, Simone mora em Pelotas há um ano e ficou tão entusiasmada com os costumes e tradições gaúchas que se empenhou para poder levar uma centelha da Chama Crioula para o centro comercial – respeitando todas as exigências da tradição. “Queremos trazer as tradições para dentro do Shopping.” A equipe de Marketing está organizando uma ampla programação especial tradicionalista, que será desenvolvida de 27 de agosto a 20 de Setembro. A parceria com a Prefeitura e a 26ª RT foi confirmada e algumas festividades devem ocorrer dentro do Shopping.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções