Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Seminário da UCPel discute questão do Presídio de Pelotas

Seminário da UCPel discute  questão do Presídio de Pelotas
27 junho
08:53 2018

Evento será realizado amanhã, das 8h30min às 18h, no prédio Santa Margarida. Iniciativa é da UCPel. O objetivo é identificar maneiras de contribuição, por parte da comunidade, no enfrentamento da questão penitenciária local.

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promove, amanhã o seminário “Prisão, Universidade e Comunidade – Presídio Regional de Pelotas”, na sala 100k do prédio Santa Margarida. O objetivo do evento é identificar maneiras com que academia e comunidade possam contribuir no enfrentamento da questão penitenciária local.

O seminário, que se inicia às 8h30min e segue até as 18h, é aberto a comunidade. Para falar sobre a união de esforços entre os diferentes setores da sociedade estarão representados os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da comunidade acadêmica. O coordenador do projeto Mão de Obra Prisional no SUS (MOP SUS), Leandro Thurow, abordará a experiência da administração municipal através do programa Segunda Chance, parte do eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz.

“As experiências das ações conjuntas entre Susepe e Prefeitura criam oportunidades de trabalho, e através dele promovem a ressocialização e a reinclusão social. É um investimento em capital humano”, explica Thurow.

O evento é dividido em quatro mesas de conversa, com enfoque nos Desafios da gestão do Sistema Prisional; Perspectivas do Sistema de Justiça Criminal e do Município, Setores técnicos, formação profissional, Universidade e Cárcere; e A Comunidade na Execução Penal. Ao final, será elaborada uma relatoria com as principais ideias para melhoria do sistema.

A organização é do Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais Penitenciários (GITEP), do Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade (PPGPSDH/UCPel), com apoio do Conselho da Comunidade da Execução Penal na Comarca de Pelotas, da Escola do Serviço Penitenciário (Susepe-RS), da 5ª Delegacia Penitenciária Regional e do Presídio Regional de Pelotas.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções