Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

SÉRIE C : Tombense e racismo na pauta xavante

30 junho
09:35 2015

Viagem na quarta-feira para Minas Gerais e denúncia contra o Londrina em análise no Bento Freitas

O espetacular retorno à Baixada ainda vai ser curtido por mais algum tempo pelos torcedores do Brasil. E pelo atacante Leandrão, autor dos três gols da vitória de virada, por 3 a 1, sobre o ex-líder da competição. Porém, o foco da comissão técnica rubro-negra e jogadores já está virado para Minas Gerais, para o próximo jogo do Xavante: sábado às 16h, diante do Tombense, em Tombos. O time mineiro ocupa a 7ª colocação na tabela do Grupo B, com quatro pontos, contra 11 do time de Rogério Zimmermann, novo líder.

Time e torcida estão em perfeita sintonia na busca para o acesso para Série B em 2016. Foto:Alisson Assumpção/DM

Time e torcida estão em perfeita sintonia em busca do acesso para Série B em 2016. Foto:Alisson Assumpção/DM

A preparação xavante para enfrentar seu próximo adversário começa com a reapresentação do elenco nesta terça-feira, e poderá ter continuidade em território mineiro. As direções executiva e de futebol do Brasil decidem hoje a possibilidade de a delegação viajar amanhã para Minas Gerais.

RACISMO ? – Um vídeo no qual um torcedor do Londrina aparece imitando um macaco na arquibancada do estádio Bento Freitas no intervalo da partida de domingo entre o Brasil e a equipe paranaense pode ser analisado pela Procuradoria Geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Se houver o entendimento de que se trata de um caso de injúria racial, ao Londrina pode ser denunciado.  Confira o vídeo (http://esporteinterativo.com.br/futebol-brasileiro/suposta-manifestacao-racista-e-vista-no-jogo-entre-brasil-de-pelotas-e-londrina/)

“Se alguma imagem fidedigna for enviada para a Procuradoria do Tribunal ou ela seja veiculada por algum meio de comunicação que não deixe dúvida acerca de autenticidade e veracidade dos fatos, o clube pode ser denunciado”, disse o procurador do STJD Paulo Schmitt ao site Rede Esportiva.

O Brasil se manifestou a respeito do episódio através de uma nota de repúdio. “O Grêmio Esportivo Brasil informa que repudia a ação do torcedor do adversário Londrina(…), no Bento Freitas, quando o mesmo imita um macaco para a torcida do Brasil. O Clube do Povo reforça que é contra qualquer forma de discriminação, de qualquer gênero.”

Ontem ao final da tarde, o presidente rubro-negro, Ricardo Fonseca, disse que o Departamento Jurídico do clube estava analisando a possibilidade de uma ação contra o clube do Norte do Paraná.

Nas redes sociais, o presidente da Falange Azul(Torcida Organizada do Londrina, da qual o torcedor é integrante), Marcelo Benini de Souza, explicou que não houve racismo por parte do torcedor. Segundo Souza, o ato foi uma “ironia” em resposta à provocação de pessoas que assistiam ao jogo em cima de uma árvore – nas palavras do presidente da Falange, “trepados como macaco”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções