Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Série de Livros Didáticos Lipoa/UFPel lança primeiros volumes

26 junho
07:20 2017

A equipe do Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Lipoa) da Universidade Federal de Pelotas, percebendo a necessidade de publicações que possam ser úteis a estudantes, professores, laboratoristas e profissionais que atuam em microbiologia de alimentos, decidiu lançar a série Livros Didáticos Lipoa, como forma de oferecer um instrumento auxiliar às atividades dos acadêmicos e profissionais que atuam na área.

Inicialmente, foram lançados os três primeiros volumes da série.

Volume I: Miniatlas de microbiologia de alimentos. Autores: Cláudio Dias Timm, Priscila Alves Dias, Rita de Cássia dos Santos da Conceição, Helenice Gonzalez de Lima e Débora Rodrigues Silveira. Neste livro, são apresentadas imagens de algumas etapas das principais análises microbiológicas comumente realizadas em alimentos, com informações sobre os meios de cultura e as reações que ocorrem nos ensaios, bem como sobre a sua interpretação.

Livros Didáticos LipoaVolume II: Manual de técnicas microbiológicas em leite e derivados. Organizadores: Cláudio Dias Timm, Helenice Gonzalez de Lima e Natacha Deboni Cereser. Este manual foi elaborado com o objetivo de unir em uma única publicação as técnicas microbiológicas mais utilizadas na análise de leite e derivados, bem como a síntese dos parâmetros e limites estabelecidos pela legislação brasileira para estes alimentos.

Volume III: Manual de programas de autocontrole no processamento do leite. Autores: Mariana Fontanetti Marinheiro, Cláudio Dias Timm, Helenice Gonzalez de Lima e Natacha Deboni Cereser. Neste manual, são abordados assuntos relevantes à qualidade higiênico-sanitária do leite e seus derivados e os programas de autocontrole aplicáveis em laticínios, descrevendo e explicando de maneira prática as etapas para a verificação dos programas de autocontrole de estabelecimentos processadores de leite e derivados.

Interessados nas obras podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções