Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Serviço de Convivência retorna à comunidade da Castilhos

Serviço de Convivência retorna à comunidade da Castilhos
12 novembro
00:30 2013
Serviço de Convivência Castilhos 01

Secretária Clesis Crochemore esteve na reinauguração do espaço – Foto: Rafa Marin

“É uma benção de Deus para a comunidade da Vila Castilhos que vocês tenham voltado pra cá”, celebrou Noeli Vieira, representante da comunidade e que têm quatro netos que poderão tornar a usar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, vinculado à Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS), que depois de mais de um ano volta para perto dos moradores da vila. A secretária Clesis Crochemore representou o prefeito Eduardo Leite na cerimônia de reinauguração do espaço, que ocorreu na tarde da última sexta-feira (08/11/2013), com representantes das secretarias de Cultura (Secult) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) e presença da equipe que irá trabalhar no local a partir desta segunda-feira (11/11/2013).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Castilhos foi criado há mais de dez anos – antigo Asema -, e em setembro de 2012 tinha passado a funcionar na rua Barão de Santa Tecla, no Centro, o que prejudicou o acesso e acabou por reduzir muito o número de usuários. “Estamos muito felizes de estar de volta ao nosso local de origem”, disse a educadora Leila Bengua, emocionada. “A luta para prevenir a violência começa em trabalhos como este, fundamentais para que a comunidade cresça de maneira saudável”, complementou a secretária Clesis.

Referenciado pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Centro, o Serviço atenderá, em turno inverso à escola, em torno de 30 crianças e adolescentes estudantes das escolas Dom Joaquim, Nossa Senhora do Carmo e Colégio Pelotense, com o objetivo de ajudar no desenvolvimento integral das crianças e fortalecer seuss vínculos sociais (familiares, comunitários, etc.).

Serviço de Convivência Castilhos 03“Nosso público prioritário são crianças em defasagem de idade escolar, em situação de isolamento social, casos de negligência familiar ou de trabalho infantil, mas também damos reforço escolar”, explicou Maria Isabel Arndt, gerente de Proteção Social Básica.

Sob coordenação da assistente social, técnico de referência, Tânia Wendt, a equipe é composta por quatro educadoras – Guacira Souza, Zeli Vitória, Leila Bengua e Josiane Cavalheiro – e a cozinheira Jucilvia Madeira, mas o Serviço também conta com a equipe completa do CRAS Centro, composta de pedagoga, psicóloga e assistente social.

Participaram da cerimônia o superintendente de Segurança Romaldo Duarte (SSJS), o superintendente de Cadastro Social Marcelo Pinheiro (SSJS), a assessora Clotilde Vitória (Secult), Darcy Ferreira (Sdet), e a chefe de gabinete da SSJS Andréa Silveira, entre outros integrantes da SSJS e da Guarda Municipal.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções