Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Servidores da Saúde demonstram preocupação com qualidade dos EPI’s recebidos

Servidores da Saúde demonstram preocupação com qualidade dos EPI’s recebidos
05 junho
22:56 2020

Embalagens trazem alerta de que o equipamento não é para uso hospitalar e mesmo assim está sendo distribuído para UBS’s e Pronto Socorro em Pelotas

Máscaras EmbalagemUm grupo de profissionais da área da Saúde, que atua na rede municipal, procurou a reportagem do Diário da Manhã para levar ao conhecimento público suas preocupações e inseguranças com relação aos equipamentos de proteção individual (EPI’s) que estão sendo fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

A imagem mostra uma das máscaras faciais em TNT, com uma camada. A embalagem dos produtos diz claramente que o equipamento não serve para uso hospitalar. Os servidores questionaram as chefias e receberam como resposta laudos atestando a qualidade dos equipamentos. “Percebe-se que as mesmas não possuem as camadas necessárias para a proteção dos profissionais contra o Covid 19 ou qualquer outra doença respiratória contagiosa”, diz um técnico de enfermagem ao DM.

“Esta semana ultrapassamos os 100 contaminados em Pelotas, desses 10 deles são funcionários do HU/PS, acho que fica bem fácil imaginar a causa, EPIs totalmente inadequados. Existem ‘laudos’ questionáveis até porque vão contra ao que está escrito na própria embalagem, essas máscaras são inadequadas”, protesta uma enfermeira.

“Suponhamos que o pano seja apropriado (que é o que foi testado) esqueceram de testar formato, tamanho do pano (que é gigante e deixa aberturas imensas), tamanho dos elásticos que são curtos demais e doem muito, as pessoas estão tendo que grampear as suas máscaras para diminuir de tamanho”, relatou outro servidor.

O Conselho Regional de Enfermagem (COREN-RS) foi procurado pelo grupo de servidores e deverá se manifestar nos próximos dias.

Sobre o autor

Hélio Freitag Júnior

Hélio Freitag Júnior

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções