Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Setor de Saúde Bucal entrega novas próteses dentárias

29 maio
08:39 2019

Contratualização tem validade de um ano e objetiva melhorar a dentição de quem necessita de próteses totais ou parciais

O setor de Saúde Bucal da Prefeitura retomou, nesta terça-feira (28), a entrega de próteses dentárias aos cidadãos que necessitam melhorar seu cartão de visitas: o sorriso. Essa foi a primeira leva da nova contratualização feita pela Secretaria de Saúde (SMS) no início deste ano, destinada aos usuários do SUS.

São, inicialmente, 62 próteses parciais removíveis e 54 próteses totais. A contratação de laboratório na modalidade ambulatorial é válida pelo período de 12 meses, com investimento total de R$ 226.800,00. São contemplados os seguintes materiais: prótese total maxilar, prótese total mandibular, prótese parcial maxilar removível, prótese parcial mandibular removível e próteses coronárias, intrarradiculares fixas e adesivas.

Uma das beneficiadas pelo serviço, que saiu do Centro de Especialidades Odontológicas Sorrir com a nova dentição, foi a jovem Natieli Silveira, 16 anos. Moradora do Quilombo – 7º distrito, ela sofreu com um tratamento de canal malfeito e precisou ser encaminhada para a reconstrução do sorriso.

Ao final da consulta, o abraço nas dentistas e a alegria no rosto não conseguiam esconder a felicidade de quem vai poder voltar a se alimentar de forma plena, comendo maçãs e até mesmo alguns tipos de carnes, o que antes não conseguia. A gratidão aos profissionais do Município veio também da mãe, Silani, que acompanha a filha desde a primeira consulta de encaminhamento, junto à Unidade Básica de Saúde (UBS), onde recebeu a orientação de como proceder.

São, inicialmente, 62 próteses parciais removíveis e 54 próteses totais.

São, inicialmente, 62 próteses parciais removíveis e 54 próteses totais.

“É um serviço maravilhoso! Não teríamos como pagar particular, por ser bem mais caro. Eu achei que demoraria mais, mas depois que nos chamaram levou só quatro consultas; um mês, mais ou menos, pra resolver o problema”, contou Silani.

Como funciona?

Quem necessita dessa reconstrução, que melhora também a autoestima, deve procurar o dentista da UBS mais próxima de sua residência, responsável por encaminhar o pedido a SMS. Atualmente, 46 unidades possuem atendimento odontológico e a fila de espera para a prótese parcial é de, em média, quatro meses; já para a prótese total não há fila, explica a dentista Letycia Gonçalves.

“Esse é um bom sinal. Significa que as pessoas estão cuidando mais dos seus dentes, procurando tratamento”, apontou a servidora da Saúde Bucal. Outro ponto que ela ressalta é o período de adaptação às próteses, que está relacionada à motivação dos pacientes. Em alguns casos, tendem a deixar as populares “chapas” guardadas em gavetas, ao invés de retornaram ao consultório para os ajustes.

Todo o procedimento de confecção das próteses demora quatro consultas, realizadas semanalmente. O processo é dividido em modelagem, registro de mordida, prova dos dentes e, finalmente, a entrega. Fica ainda, a cargo dos pacientes, o agendamento de consultas para possíveis ajuste de adaptação, que ocorrem às quartas-feiras, conforme disponibilidade de horários.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções