Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Show comemorativo “Toni, toca…”

Show comemorativo “Toni, toca…”
17 maio
16:18 2017

Completando quinze anos de carreira solo, Toni Konrath apresentará show especial nesta quarta

Por Carlos Cogoy

O melhor lenhador de uma região, homem com setenta anos, foi desafiado por jovem de vinte e poucos anos. O trabalhador idoso ganhou a disputa. O jovem, no entanto, não se conformou e alegou que havia sido injustiçado. E justificou observando que, não havia parado em nenhum momento. Mas, ao olhar para o velho, notou que ele, em várias ocasiões, estava descansando. O lenhador experiente, então, chamou o jovem e disse: “Serás ótimo lenhador mas preste atenção, eu não descansava, apenas afiava o meu machado”.  O ensinamento é apenas um, entre vários, que o compositor e músico pelotense Toni Konrath, naturalmente vai narrando ao falar sobre a profissão de cantar e tocar. A trajetória ligada à música tem mais de vinte anos. No início, participando de grupos de baile, e também tocando covers dos “Beatles”. A fase “solo”, como ressalta, está completando quinze anos. Para celebrar, Toni nesta quarta às 21h estará apresentando show especial no João Gilberto Bar – rua Gonçalves Chaves 430. Ingresso antecipado a R$10,00, pode ser adquirido no Studio CDs. Na hora, valor de R$15,00.

 

 

Pai Toni Konrath e o filho Maurício tocam juntos

Pai Toni Konrath e o filho Maurício tocam juntos

ESPECIAL – No show “Toni, toca…”, ele estará acompanhado do filho Maurício Konrath (cajon), e a percussionista Dryka Espinosa. “Tocaremos todas as canções autorais do CD Saudade, e a vasta gama de releituras que temos, desde Beatles, passando por A-ha, indo de Rita Lee a Lulu, Gonzaguinha a Originais do samba. Música boa é musica boa, e o bar é um dos poucos que nos permite viajar em todos os ritmos. Recentemente fizemos tributo aos Beatles, e também temos tocado noutros espaços. Nesta quarta, no entanto, o repertório será totalmente livre. E o show seguirá até meia-hora de quinta”. A designação “Toni, toca…”, informa o músico, refere-se à interatividade com o público nas redes sociais. Às segundas às 20h30min, Toni e Maurício tocam ao vivo, as solicitações dos internautas. Toni prossegue, eventualmente, apresentando-se em Santa Catarina. Mas o foco, assegura, é Pelotas e a região. Profissional dedicado, seu trabalho há bom tempo tem ótima aceitação. Assim, a agenda não para e, além de casas noturnas, também tem tocado em festas, confraternizações, formaturas e aniversários. Contato via WhatsApp: (53) 9 9165.2353. E-mail: [email protected]

VIAGENS – Durante temporadas, Toni esteve residindo em Florianópolis e São Paulo. De volta à cidade natal, ele explica: “Todas as saídas foram na coragem mas, como cuido de três filhos, sempre acabei voltando por motivos financeiros. Não encontrei nenhum lugar especial ou diferente dos que toco aqui na região. Em 2014, houve momento especial, tocando no ‘Retrô’ na Lagoa da Conceição. Tocávamos aos fins de semana, e estávamos conquistado um público. Porém, as apresentações mais rentáveis ainda eram na região, não só financeiramente, mas até no reconhecimento pela trajetória. Daí, e considerando a força que tem a internet, resolvemos ficar aqui. Fui notando que, tanto aqui, quanto em Florianópolis, São Paulo ou Rio de Janeiro, os artistas têm a mesma correria. Então, estão atrás de shows e divulgação dos trabalhos. E se estabelecem melhor, aqueles com estrutura familiar e financeira”.

 

Discos e DVD

Em 2002, Toni Konrath lançou disco acústico, que já apresentava a autoral “Saudade”. Dois anos depois, segundo volume acústico. No disco, a divulgação da autoral “Simples”. Em 2005, CD gravado ao vivo no bar “Ponto e Vírgula”. Além de covers, o compositor inseriu nova música própria. No disco, a autoral “Anjos”. Posteriormente, conforme acrescenta, ao invés dos discos físicos, o CD, passou a priorizar a divulgação “online”, postando músicas que podem ser conferidas no Soundcloud e YouTube.

SAUDADE – Em 2014, gravação em Florianópolis do disco autoral. O CD “Saudade”, que leva o nome da música autoral que mais repercute no repertório de Toni, foi selecionado em edital da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e teve financiamento do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROCULTURA). O disco está à venda no Studio CDs.

DVD – Em 2012, Toni gravou DVD tocando, tanto no formato violão e voz ao vivo, quanto com banda no Laranjal. Além de covers, também a música “Saudade”.

 

Toni Konrath compôs mais de sessenta músicas

A carreira autoral tem sido flertada por Toni. Mas, como afirma, a responsabilidade com três filhos que residem com ele, prioriza o retorno proporcionado pelas apresentações em diferentes cidades da região. No entanto, menciona que o repertório próprio, ultrapassa sessenta composições. Vinte já estão divulgadas, seja em gravações ou em postagens eletrônicas. “Na verdade, com a força do Facebook, tenho gravado e postado vídeos. Muitos deles, com ideias para novas canções. Geralmente, depois acabo publicando e disponibilizando para download. No entanto, acredito que precise esperar as crianças crescerem, para depois apostar todas as fichas no meu som autoral. Então, ainda faltam uns anos”, diz. Para conhecer mais acesse: tonikonrath.blogspot.com

TRABALHO – Sobre o ofício: “Gostaria de viver num país onde sobrassem oportunidades de trabalho e se ganhasse bem. Mas minha realidade é esta. E nasci filho de uma família muito humilde. Não tenho pai, mãe, ou tio, ninguém, mesmo que fosse para dar apoio. Então, vou em frente, sorrindo, aceitando as decepções. Mas acima de tudo sempre aprendendo algo. E, na maioria das vezes, fazendo a ‘mea culpa'”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções