Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Show de lançamento do disco “Doze Cantos Ibéricos” acontece nesta quinta

19 outubro
09:56 2017

Hoje às 20h na Bibliotheca Pública Pelotense, lançamento do disco “Doze Cantos Ibéricos & Uma Canção Brasileira”, que reúne o intérprete Marco Aurélio Vasconcellos e o compositor, poeta e letrista Martim César. Participação especial do instrumentista Marcello Caminha. Em Pelotas será o terceiro lançamento, e já houve apresentações no Teatro Esperança em Jaguarão, e no Teatro do SESC em Porto Alegre. No dia 24, novo show na capital gaúcha. O disco pode ser adquirido a R$30,00 no Stúdio CD. A apresentação na Bibliotheca Pública terá entrada franca.

Marcello Caminha, Marco Aurélio Vasconcellos e Martim César

Marcello Caminha, Marco Aurélio Vasconcellos e Martim César

DISCO – Marco Aurélio e Martim divulgam: “O projeto ‘Doze Cantos Ibéricos & Uma Canção Brasileira’, é um passeio musical e poético pelas influências ibéricas na cultura brasileira e latino-americana. É um mergulho artístico e histórico nas nossas raízes. Na busca telúrica dos nossos antepassados. Aqueles que vieram há séculos, ou a algumas gerações, da Península Ibérica, fazer ‘sua América’ em terras brasileiras. Nossas avós foram índias, que aqui estavam, ou negras, que para cá foram trazidas tragicamente da mãe África, porém nossos avôs foram, em sua maioria, nos primeiros anos, portugueses ou espanhóis, posto que não vieram, ou vieram pouquíssimas mulheres nas naus e caravelas que aportaram no novo mundo. Bascos, galegos, açorianos, castelhanos, andaluzes, asturianos, catalães, canários, todos esses imigrantes oriundos da península ibérica, foram uma das matrizes primordiais do povo brasileiro. Como exemplo histórico, o povoamento de Porto Alegre foi feito com açorianos em 1752, e o de Montevidéu com habitantes das ilhas canárias em 1724. Aí estão seus sobrenomes, suas receitas, seus genes, em quase todas as famílias desta região do planeta. A influência desses povos em nossa cultura e, em nossa música, é o que está, de alguma forma, representada no projeto”.

REPERTÓRIO: “Sobre os telhados de Lisboa”; “Portugal tornou-se ilha”; “Velhas casas de Coimba”; “Pedra do Porto”; “Onde o vento faz a curva”; “Pelos Caminhos do Norte”; “España, cuando te nombro”; “Antes de ser marinheiro”, “Céus de Casttillan y Léon”, “O fado se fez ao mar”; “Navegando entre os faróis”; “Nove pedaços de mundo” e “Notícias da terra brasilis”.

(C0G0Y)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções