Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Simers pede informações sobre situação da maternidade do HE

Simers pede informações sobre situação da maternidade do HE
26 agosto
08:53 2020

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) encaminhou um ofício à Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas pedindo informações a respeito das obras na maternidade do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e sobre a contratação de um plantonista específico para o setor. Conforme informações prestadas pela direção da universidade, essas duas providências estariam a cargo do Executivo e do Hospital Universitário São Francisco de Paula.

simers logo novoA solicitação do Simers foi motivada pelo fato de que a maternidade do Hospital Escola é referência para as gestantes suspeitas de portar Covid-19. Além disso, a instituição de saúde é serviço porta aberta para os usuários do SUS e referência em gestação de alto risco e que, no local, não há separação física eficaz de pacientes suspeitas ou confirmadas de serem portadoras de Covid-19 das gestantes que dão entrada normal pelo sistema. A entidade médica ressalta ainda que em inúmeras ocasiões há apenas um(a) médico(a) plantonista na escala, sendo o mesmo responsável por atender todas as pacientes (gestantes com Covid-19 ou não) e que a falta de um plantonista específico para tratamento das gestantes suspeitas ou portadoras da doença e de uma efetiva separação da maternidade geral da maternidade Covid-19 (do mesmo prédio e não tão somente em uma sala) representa risco de contaminação das parturientes.

No dia 31 de julho, o Simers havia notificado a direção da UFPel a respeito do assunto e recebeu a resposta de havia sido firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Ministério Público do Estado, HE UFPel/EBSERH, Hospital Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, Hospital Universitário São Francisco de Paula e a Secretaria Municipal de Saúde. No TAC, a realização de obras para a maternidade COVID-19 estaria sob a alçada desta administração pública, assim como, a contratação de um médico plantonista para este setor ficou ao encargo do Hospital Universitário São Francisco de Paula.

“A separação das gestantes, parturientes e puérperas com COVID-19, bem como a contratação de outro obstetra para atendê-las, exclusivamente, são questões que exigem a máxima celeridade não só para evitar a disseminação da doença, mas também para que o grupo diagnosticado com ela receba o cuidado adequado demandado pela própria patologia”, afirmou a diretora-ajunta de Interior do Simers, Daniela Alba.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções