Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

SIMÕES LOPES NETO : Governo do Estado define Biênio Simoniano

04 março
09:42 2015

O  governador José Ivo Sartori assinou, segunda-feira o decreto que institui o Biênio Simoniano. O evento foi realizado no Salão Alberto Parqualini do Palácio Piratini e contou com as presenças dos secretários de Estado da Cultura, Victor Hugo, da Educação, Vieira da Cunha, e do Trabalho, Miki Breier.

Em 2015 completam-se 150 anos de nascimento do escritor gaúcho João Simões Lopes Neto e, em 2016, cem anos da sua morte. Considerado por estudiosos e críticos como o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul, Simões Lopes Neto buscou, em sua produção literária, valorizar a história do gaúcho e suas tradições. Pela importância dessas datas, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), em parceria com a Prefeitura de Pelotas e o Instituto Simões Lopes Neto, criaram o projeto que resultou no decreto do Biênio Comemorativo.

O governador José Ivo Sartori citou a importância do escritor para a literatura gaúcha e chamou a atenção para o fato de as atividades do Biênio possibilitarem que os jovens conheçam mais sobre o patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul. “A obra de Simões Lopes Neto engrandece e valoriza a história do nosso Estado e suas tradições. Em toda a sua literatura estão presentes nossos valores, nossas façanhas e nossas conquistas”, disse Sartori. “Esperamos que Simões Lopes Neto nos sirva de inspiração na construção do Rio Grande que queremos para retomar o caminho do desenvolvimento. A cultura é um ato de transformação e é esta atitude que precisamos ter”, acrescentou o governador.

SOLENIDADE realizada no Palácio Piratini

SOLENIDADE realizada no Palácio Piratini

EM SUA SAUDAÇÃO, o secretário da Cultura, Victor Hugo, lembrou a orientação do governador de que os projetos sejam feitos “de todos para todos”, e ressaltou o significado das parcerias para a execução da programação. “Esse é um ato convocatório, que permite que mais entidades venham se somar ao projeto de atividades para reverenciar a obra de Simões Lopes Neto. Como primeira ação, teremos o concerto da Ospa, dia 8, no Teatro Guarani de Pelotas.” Pela primeira vez a abertura oficial de temporada da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre será realizada fora da Capital.

O prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, agradeceu e disse que o decreto significa também uma homenagem à região sul do Estado. “Este projeto vai ajudar na publicidade da obra de Simões Lopes Neto, mas também vai gerar recursos para a nossa região, dentro da visão de que cultura gera desenvolvimento e precisa ser vista como economia”, afirmou.

O presidente do Instituto Simões Lopes Neto, Antonio Carlos Mazza Leite, falou sobre o reflexo que o biênio comemorativo terá. “Simões Lopes Neto será cada vez mais reconhecido nacionalmente. O objetivo principal é aproximar mais Simões da comunidade e fazer dele um símbolo do patrimônio Cultural de Pelotas”. Mazza Leite entregou ao governador três volumes que compõem o almanaque do Bicentenário de Pelotas, obra produzida com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e executada pela Gaia Produtora. A obra está disponível na versão digital pelo site www.almanaquepelotas.com.br.

A programação do Biênio Simoniano inicia-se no próximo dia 8 de março, às 20h30, com o concerto da Ospa, no Teatro Guarani de Pelotas. Com a presença do secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, no dia 9 será feito o anúncio oficial das atividades já definidas para as comemorações.

HISTÓRIA – Simões Lopes Neto foi escritor, jornalista e empresário. As suas obras Cancioneiro Guasca (1910), Contos Gauchescos (1912), Lendas do Sul (1913) e Casos de Romualdo (1914) têm sido estudadas e debatidas por acadêmicos e universidades dentro e fora do Brasil.

Além da ficção, Simões Lopes Neto também se preocupava com a educação. Exemplos disso são a Cartilha Artinha de Leitura e a Revista do 1º Centenário de Pelotas, que circulou de 1911 a 1912, e tornou-se o primeiro registro historiográfico impresso sobre o município.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções