Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Sindicatos rejeitam proposta e bancários decidem pela greve : Movimento paredista inicia hoje em todo o País

29 setembro
09:13 2014
EM Pelotas Sindicato prepara piquetes em frente aos bancos  Alisson Assumpção/DM

EM Pelotas Sindicato prepara piquetes em frente aos bancos
Alisson Assumpção/DM

PROPOSTA REJEITADA : Bancários decidem entrar em greve amanhã.

O Comando Nacional dos Bancários rejeitou sábado a nova proposta feita pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), de reajuste salarial de 7,35%.

Os trabalhadores pedem 12,5%. Na quinta-feira, o aumento oferecido foi de 7%. Com a recusa, a categoria anunciou o início de greve geral a partir de amanhã.

A proposta apresentada pelos banqueiros foi considerada insuficiente. Baseado na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, a oferta contempla um aumento real (acima da inflação) de 0,94%. Os bancários pedem reajuste real de 5,8%.

OUTRA proposta revisada foi a do reajuste oferecido para o piso salarial da categoria, que subiu de 7,5% para 8% (aumento real de 1,55%). A categoria também reivindica plano de cargos, carreiras e salários para todos os bancários, melhores condições de trabalho e de participação em lucros e resultados, além de outros pontos.

PARA os bancários, a proposta ignora “reivindicações sobre condições de trabalho, principalmente metas abusivas e assédio moral, segurança e igualdade de oportunidades”.

No ano passado, a greve dos bancários durou mais de 20 dias (funcionários do Banrisul mantiveram o movimento paredista por 42 dias em 2013). Se isso se repetir, a paralisação poderá se aproximar do segundo turno das eleições, em 26 de outubro.

ESTADO

Hoje, integrantes de 38 sindicatos do Rio Grande do Sul farão assembleias para avaliar a proposta feita pela Febraban e decidir o próximo passe. A orientação da Contraf-CUT e do Comando Nacional dos Bancários é para que os sindicatos rejeitem a proposição dos bancos e mantenham a decisão de greve por tempo indeterminado a partir de amanhã.

Em Pelotas, o Sindicato dos Bancários inicia hoje uma mobilização para definir o esquema de atuação dos piquetes em frente as agências a partir desta terça-feira.

 

Comentários ()

Seções