Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

SÍNDROME DE DOWN : Caminhada marca Semana de Conscientização

20 março
08:30 2018

Um dos atos mais significativos da 2ª Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Down – a 9ª Caminhada Down – uniu instituições, pessoas com a Síndrome, pais e responsáveis, professores e ganhou a simpatia dos pelotenses na concentração no Largo do Mercado, às 19h de ontem, e durante percurso pelo Calçadão da Andrade Neves e regresso pela 15 de Novembro.

O prefeito em exercício, Idemar Barz, levou apoio da Prefeitura e estímulo às propostas dos organizadores. A secretária de Governo, Clotilde Vitória, também prestigiou a iniciativa.

“A Prefeitura apoia sempre as iniciativas que envolvem o público, pois todos merecem respeito e carinho. As pessoas com a Síndrome de Down não são doentes; apenas são diferentes e frequentam tanto escolas especiais como nosso ensino regular, faculdades e mercado de trabalho”, enfatizou o prefeito em exercício, ao falar sobre inclusão.

A 9ª Caminhada Down foi organizada pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (FAE/UFPel) por intermédio do projeto de extensão Novos Caminhos, coordenado pela professora Gilcenira Rangel. A Associação de Pais de Down de Pelotas (Apadpel) fez parte da parceria, coordenada pela presidente Luana Braga.

FAIXAS, cartazes e muita alegria entre os participantes no evento de ontem

FAIXAS, cartazes e muita alegria entre os participantes no evento de ontem

O projeto Novos Caminhos tem o objetivo de dar visibilidade às pessoas com a Síndrome e é desenvolvido em duas turmas (alfabetização e já alfabetizados), por bolsistas e voluntários do curso de Pedagogia.As pessoas com Down de Pelotas, na maioria, frequentam o ensino regular. Entre eles, existem estudantes do ensino médio, há aprovados para o IFSul, e dois ingressantes na UFPel pelo Pave, nos cursos de Dança e Artes Visuais.A Apadpel é uma associação nova, que completará um ano em abril. Ainda não possui sede e realiza reuniões na casa dos associados. O objetivo é lutar pelos benefícios das pessoas com a Síndrome.

MÃE E FILHO

Luís Gustavo, de sete anos, é pessoa com a Síndrome de Down e aluno do ensino regular do primeiro ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alcides de Mendonça Lima. A mãe, Estael Dalmann, emociona-se ao falar no sentimento pelo menino e da experiência de vida que adquire com o filho.“Como mãe, posso dizer o que é o amor e o que é amar ainda mais. Tenho três filhos e Luís Gustavo, o mais novo, fechou com chave de ouro”, afirma Estael.

ANIMAÇÃO

A 9ª Caminhada Down contou com a animação da Banda Meta, que tem como mestre Bruno Duarte. Com alegria e entusiasmo, crianças e adultos com a Síndrome mostraram cartazes e recados com as inscrições: “Eu posso ser o que eu quiser ser”, “Além do Olhar”, “Normal é ser diferente”, “Eu brinco”, “Conhecer para respeitar”, “Entrei na Faculdade”, “Eu namoro”, “O preconceito é a pior deficiência”, e outras.As escolas especiais Louis Braille e Cerenepe, as de ensino regular, como o Colégio Municipal Pelotense, e outras das redes pública e privada participaram ativamente da caminhada.

PROGRAMAÇÃO

A programação da 2ª Semana Estadual, criada pela Lei nº 14.866/2016, prossegue em Pelotas nesta terça-feira, a partir das 15h, no auditório do IFSul. São palestrantes as professoras Marilene Santos e Rita Cossio Rodriguez. Às 20h, será exibido o filme City Down.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções