Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

SÍNDROME DE DOWN : Semana “Conhecer para incluir”

13 março
08:13 2018

Entre os dias 16 e 25, programação da Semana Estadual sobre a Síndrome de Down

Por Carlos Cogoy

A iniciativa é da equipe da Associação de Pais de Down de Pelotas (ApadPel), que estará completando o primeiro ano em abril. O grupo, que surgiu com base nos princípios “defender os direitos e os interesses das pessoas com Síndrome de Down de Pelotas e arredores, e promover a aproximação, cooperação e integração dos pais das pessoas com Síndrome de Down”, está divulgando a programação local alusiva à Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Down. Com o tema geral “Conhecer para incluir”, a semana acontecerá entre os dias 16 e 25 deste mês. Entre as atividades, exposição, apresentaçõs artísticas, caminhada, palestras, debate, filme, desfile de moda e piquenique. A inscrição poderá ser feita através do email: [email protected].

Projeto “Carinho” da ESEF/UFPel realizará apresentação na abertura

Projeto “Carinho” da ESEF/UFPel realizará apresentação na abertura

PROGRAMAÇÃO – Dia 16 às 20h no Shopping Pelotas, acontecerá a abertura da programação, com a mostra fotográfica de Angélica Rossi. No evento, apresentação de “Dança Down”, com o projeto Carinho da ESEF/UFPel. No dia 19 às 9h, após a concentração no largo do Mercado Público, será realizada a “Caminhada Down”. A partir das 18h30min, atividades no auditório do IFSul Enilda Feistauer. Abertura com apresentação do Grupo Musical Cerenepe. Às 19h, palestra com a cardiologista pediátrica Luciana Villas Boas. Às 20h, palestra com a odontopediatra Aryane Menegaz. No dia 20, programação terá sequência no IFSul. Às 15h, palestra com professora Marilene Santos, que abordará sobre “Atividade laboral”. Às 18h30min, a palestra será com a professora Rita Cossio Rodriguez.

CITY DOWN – O filme será exibido dia 20 às 20h no auditório do IFSul. “City Down – a história de um diferente” tem direção de José Mattos e Paulo Cesar Nogueira, e foi lançado em 2011. Produção independente a cargo da “Cinepel”, o filme reúne elenco formado, na maioria, por portadores da Síndrome de Down. Produzido em Pelotas, o filme conta sobre uma cidade na qual “ser normal é ser especial”. Porém, conforme divulgação, “uma das famílias do local tem um filho que, devido a suas diferenças dos demais, passa a sofrer com o preconceito e dilemas”.

PAIS – Dia 21 no IFSul, a partir das 18h será proferida a palestra “Minha vida adulta no mundo do trabalho” (jovens e adultos). Às 19h, apresentação de “Dança Down” com o projeto Carinho da ESEF/UFPel. Às 19h30min, mesa reunindo pais, com o tema “O caminho até a universidade”.

DOWNDESFILE está programado para o dia 22 às 18h. O evento será uma parceria da Prefeitura, com o curso de Moda da UCPel. O local ainda está indefinido, porém será divulgado durante a semana.

AFETO – No encerramento da Semana Estadual de Conscientização, dia 25 às 14h acontecerá  o “Piquenique do Afeto”. O local divulgado é o Parque Museu da Baronesa.

DOAÇÕES – No acesso às atividades no IFSul, organizadores solicitam doações de materiais de higiene pessoal. O montante arrecadado, desde sabonetes até fraldas descartáveis para adultos, será destinado ao Hospital Escola da UFPel.

HISTÓRIA da APADPel começou com o grupo “Super Mães 21”. Reunidas para buscar benefícios aos filhos com Down, elas decidiram pela criação da Associação.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções