Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

SKATE : Projeto “Nova Geração” visita escolas

SKATE  : Projeto “Nova Geração” visita escolas
23 junho
09:40 2016

Teoria e prática do skate têm sido levadas à juventude nas escolas, iniciativa do educador físico Emanuel Bueno

Por Carlos Cogoy

Mais de quinhentos alunos já participaram neste ano, da vivência “Go Skate”, uma das atividades do projeto “Nova Geração Skate”. A coordenação está a cargo do pelotense Emanuel Bueno, educador físico que desde os dez anos está ligado à prática do skate. No sábado, somente no Colégio Municipal Pelotense, houve a participação de 120 crianças e jovens. Emanuel divulga que aos sábados das 9h às 11h30min, para turmas dos seis aos oito anos, e dos nove aos treze, acontecem aulas gratuitas de skate. O local é a pista pública situada no Parque Dom Antônio Zattera. Para participar é necessária inscrição na Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) – rua General Neto 860. O interessado deverá preencher ficha e apresentar atestado de “frequência à escola”. Para conhecer mais sobre o projeto visite o site: novageracaoskate.com

Orientação à prática

Orientação à prática

EDUCAR – Além do Colégio Pelotense, o projeto já foi levado às escolas: São José; Mario Quintana; Nossa Senhora do Carmo; Núcleo Habitacional Dunas; Bibiano de Almeida; Círculo Operário Pelotense; Joaquim Nabuco; Joaquim Assumpção; Afonso Vizeu; Antonio Joaquim; Luciana de Araújo; Mariana Eufrásia; Santa Irene; Maria Antônia; Francisco Barreto. Também na Faculdade de Arquitetura da UFPel, e Anhanguera. Em Rio Grande, Emanuel levou o projeto ao Colégio Salesiano. Ele explica: “O principal intuito do projeto é apresentar o skate como forma lúdica e prática prazerosa. Se me faz bem, também deverá fazer a muitas outras pessoas. Se, no tempo que estudava, tivesse uma vivência com arte urbana, me interessaria muito antes por toda a cultura envolvida.

Emanuel Bueno

Emanuel Bueno

Skate é arte. E o skate contribui para disciplina, além de diversos benefícios físicos e mentais. Com o skate desenvolvemos a coordenação motora fina, bem como a percepção de espaços. Andar de skate é um excelente exercício aeróbico e ajuda bastante a tonificar alguns músculos, como a panturrilha, quadríceps, tendão, abdômen e trapézio. Essa é uma grande vantagem, pois, no caso do skate, pratica-se um esporte, cuidando da saúde, sem esperar um resultado em troca. De maneira geral, assim como outras práticas esportivas, o skate ajuda a melhorar o condicionamento físico, a coordenação motora, o equilíbrio e a concentração. E esse esporte, desde que bem aconselhado e, com investimento em equipamentos de segurança, pode garantir efeitos muito positivos em relação ao conhecimento corporal e saúde para qualquer indivíduo, sobretudo as crianças”.

ESPORTE – Citando pesquisa do instituto DataFolha, realizada ano passado, Emanuel frisa que o skate é o segundo esporte mais praticado no País. São quase nove milhões de skatistas pelas ruas, pistas e parques. Para a prática, necessária atenção com a segurança e trânsito. O educador físico menciona: “Cuidados com qualquer prática esportiva, são sempre importantes. Com o skate, podemos usar equipamentos de proteção como joelheiras, cotoveleiras, munhequeiras e capacete. Em Pelotas e, em muitos lugares, o skate é praticado por variadas faixas etárias, dos três aos 55 anos. Temos skatistas masters aqui, que amam o skate e é seu estilo de vida. Além disso, é mercado que gera renda. Nos EUA e Europa, cada vez é maior o espaço a meios alternativos de transporte. E o skate é um meio de transporte, fácil de carregar e de ágil locomoção. Por aqui, no entanto, alguns motoristas são ‘atrasados’ e, ao invés de colaborar com meios alternativos, que contribuem com o meio ambiente, tratam de reclamar. Na verdade, as pensam são individualistas e não consideram muito o próximo, que pode estar se locomovendo para diversão, estudo ou trabalho”.

TRAJETÓRIA – Emanuel já realizou cursos em Porto Alegre e Florianópolis. Desde 2008 tem ministrado aulas de skate. Para quem não pode pagar, proporciona os projetos sociais com o skate. “Ao final de 2015 eu e minha namorada começamos a realizar no computador, um projeto com aulas gratuitas de skate. A ideia era a vivência da cultura urbana em escolas e universidades. Deu certo, hoje temos parceria com empresas privadas e também com a Prefeitura”, ressalta. Ele informa que, dia 3 de julho às 9h, à rua Andrade Neves, trecho entre as ruas Voluntários e Dr. Cassiano, acontecerá o Campeonato de Skate. Show com Josemar Will, e lançamento do novo disco do rapper “Pok Sombra”.

Jovens comemoram o espaço ao skate nas atividades da educação pública

Jovens comemoram o espaço ao skate nas atividades da educação pública

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções