Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

SMED E SMS : Ações no combate à gravidez precoce

SMED E SMS : Ações no combate à gravidez precoce
13 março
08:23 2018

Orientadores educacionais e profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) discutiram a integração das abordagens no combate à gravidez precoce em reunião na manhã de ontem, no auditório da Secretaria de Educação e Desporto (Smed).

A proposta é criar um plano de estratégias no qual as atividades praticadas nas escolas e nos bairros, pelas equipes vinculadas à Secretaria de Saúde (SMS), sejam intensificadas ao longo do ano.

META é fortalecer a conscientização entre meninos e meninas

META é fortalecer a conscientização entre meninos e meninas

O fortalecimento do trabalho, desenvolvido pela SMS e Smed, integra o Programa Infância Protegida, do Pacto Pelotas pela Paz, e busca esclarecer não apenas a população feminina, mas também os rapazes sobre a importância de prevenir a gestação na adolescência. O problema está relacionado aos fatores de risco de vulnerabilidade juvenil e tem alto potencial para influenciar na evasão escolar.

“É essencial orientar as meninas, mas queremos conhecer o percentual entre os meninos que evadem da escola por terem que trabalhar para sustentar um filho”, observou a orientadora educacional da Smed, Vera Savedra.

A meta é fortalecer as atividades realizadas pelo Programa Saúde na Escola (PSE) e tornar o debate sobre o assunto uma rotina mais próxima dos jovens. Na saúde, cada busca por atendimento pelas famílias nas UBSs será aproveitada como um momento para orientá-las da importância de ajudar a evitar uma gestação precoce entre os filhos menores de idade.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções