Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

SOJA E MILHO : Perspectiva de chuvas anima os agricultores

SOJA E MILHO : Perspectiva de chuvas anima os agricultores
25 janeiro
16:48 2014

As lavouras de soja no RS seguem com seu desenvolvimento dentro da normalidade, apresentando percentuais similares aos anos anteriores, com 53% das áreas em desenvolvimento vegetativo, 40% em floração e 7% em enchimento de grãos. De maneira geral, o aspecto fitossanitário é considerado bom. A perspectiva de boas chuvas na próxima semana deverá trazer mais tranquilidade aos produtores, que começavam a se preocupar com as condições registradas neste último período (altas temperaturas e baixa umidade).

Já o milho evolui em ritmo satisfatório e sem maiores problemas aparentes. Apenas em casos pontuais, onde lavouras foram implantadas em áreas de solo raso ou mal conduzidas, é onde se observa indícios de perda do potencial produtivo, principalmente nas que estão em floração (16%). As que se encontram nas demais fases, o padrão é considerado dentro da normalidade, mantendo-se até o momento as expectativas de iniciais de produção. Nesse sentido, os rendimentos obtidos na área já colhida, tanto em grão como em silagem (10% do total), ficaram bem acima do esperado. Atualmente, 24% das lavouras de milho no Estado estão em desenvolvimento vegetativo, 34% em enchimento de grãos, 16% estão maduras e por colher e 10% já estão colhidas.

TABACO – A cultura encontra-se, na sua maior parte em fase de tratos culturais e colheita. A estiagem provocou alguma quebra na safra, tanto em quantidade quanto em qualidade, muito embora ainda não se tenha previsões mais concretas de possíveis perdas.

No município de Canguçu, diversos agricultores estão irrigando as lavouras.

O preço da arroba em Canguçu está sendo comercializada a R$ 110,00.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções