Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

SOLIDARIEDADE : Onda Xavante organiza excursão virtual para o Bra-Pel

16 julho
09:47 2020

Iniciativa visa auxiliar pessoas em vulnerabilidade social, com a arrecadação de alimentos

Por: Henrique König

Por essas bandas, é a primeira excursão virtual a que se tem registro. Uma mobilização bastante criativa para ajudar quem mais precisa neste período tão difícil. É com esse objetivo que a Onda Xavante está arrecadando doações para ajudar comunidades carentes da região metropolitana de Porto Alegre. As fortes chuvas e o intenso frio de julho aumentam a urgência pelos auxílios.

A excursão virtual para o clássico Bra-Pel do Campeonato Gaúcho arrecada valores até o próximo dia 20 (segunda-feira). Cada ingresso para a excursão sai pelo valor de 20 reais.

Onda Xavante em 2016; para participar da doação, mande mensagem para página da Onda no Facebook

Onda Xavante em 2016; para participar da doação, mande mensagem para página da Onda no Facebook

A Onda Xavante funciona como uma espécie de consulado, de embaixada do Grêmio Esportivo Brasil em Porto Alegre. O Diário da Manhã conversou com Vinícius Colvara, representante do movimento. Para o Bra-Pel da retomada do Gauchão, ele garante que dois ônibus já estão cheios e, como é uma excursão virtual, cabe muito mais gente. Quem quiser ajudar será bem-vindo.

“A Onda funciona em Porto Alegre e região. Foi criada com o intuito de divulgar a marca do Grêmio Esportivo Brasil. Mensalmente promovíamos jantares com os torcedores, recebendo dirigentes, jogadores, o técnico Rogério Zimmermann também já esteve conosco. Costumamos arrecadar para o patrimônio do clube, mas dessa vez as ajudas serão para os mais necessitados. No dia do Bra-Pel faremos a entrega dos donativos”, explicou Vinícius.

Os contemplados com as entregas serão definidos no domingo. A expectativa da Onda Xavante é ajudar alguma comunidade da região metropolitana. Colvara conta que a participação do torcedor está muito boa. Começou no seio do movimento, mas outras pessoas estão entrando em contato para auxiliar.

De acordo com Vinícius, a iniciativa surgiu naturalmente e foi acatada pela Onda. Como costumam organizar excursões para os jogos, resolveram manter o planejamento de encher ônibus, mas dessa vez com a intenção solidária.

Dois lados

Questionado sobre o retorno do futebol, Vinícius enxerga a situação sob diferentes pontos de vista. “Vivemos um problema maior, que é social, é no mundo todo. Parece que às vezes o futebol apaga isso, se distancia. Existe a sua supervalorização. Por outro lado, enxergo que o retorno do futebol pode ser positivo, alguma notícia boa em um momento em que as notícias são só tragédias, ele pode trazer alegria.”

Independente de quem concorde ou discorde da retomada do futebol neste momento, a Onda Xavante faz a sua parte: conscientizar as pessoas da importância de ajudar os mais necessitados.

Leandro Leite

“Em Porto Alegre, as pessoas admiram muito o Leandro. Isso observo em grupos e no futebol amador que eu participo. O zelador do meu prédio mesmo, ele quer uma camisa xavante, mas pediu a com o número 5, que é a do Leandro Leite”, conta Vinícius. Para o torcedor, o volante é uma peça importante na representação rubro-negra, de enfrentar qualquer adversário e lutar pelo espaço.

“Leandro Leite é nosso convidado no aniversário da Onda Xavante. Será uma live na última sexta-feira de julho.” O convite será reforçado pelas redes sociais do movimento.

Por enquanto, o recado é de solidariedade. As arrecadações da Onda vão até o dia 20, no valor de 20 reais para a excursão virtual. “É um momento de dificuldade e todos devemos nos proteger e ajudar ao próximo”, concluiu.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções