Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

“Sorrindo na Escola” atenderá 88 escolas municipais

26 março
15:24 2014
Com a iniciativa, 13 mil crianças serão beneficiadas

Com a iniciativa, 13 mil crianças serão beneficiadas
Foto: Rafa Marin

Foi lançado oficialmente na tarde desta terça-feira (25/03/14), o Programa de Educação em Saúde Bucal- Sorrindo na Escola. O Programa, que contará com uma coordenadora (cirurgiã-dentista/ odontopediatra), e duas auxiliares de Saúde Bucal (ASB) atuará de forma itinerante em todas as 88 escolas municipais, beneficiando aproximadamente 13 mil crianças e adolescentes matriculados do pré A ao 5º ano do ensino fundamental, inclusive da área rural.

A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Saúde (SMS) e de Educação e Desporto (Smed), alinhado com a política municipal “Saúde Agora”, e visa fazer da escovação uma rotina diária dos alunos da rede municipal de ensino.

A cerimônia, presidida pelo prefeito Eduardo Leite, vice-prefeita Paula Mascarenhas e pela secretária Arita Bergmann reuniu dentistas da rede, representantes municipais da saúde, educação e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) .

“O projeto é inovador como o Mãe Pelotense. Ele previne para não sobrecarregar o sistema. Momentos como esse dão uma injeção de ânimo para seguir em frente a favor do interesse público”, salientou Eduardo.

A coordenadora do Programa, Gilda do Amaral fez uma breve apresentação e conduziu um trabalho de escovação com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Carmo. Com escovas nas mãos, eles demonstraram a autonomia que o programa busca alcançar nos alunos a partir de agora nas escolas da rede.

Durante o evento, Eduardo destacou que projetos como este previnem para não sobrecarregar o sistema Foto: Rafa Marin

Durante o evento, Eduardo destacou que projetos como este previnem para não sobrecarregar o sistema
Foto: Rafa Marin

A fim de facilitar o trabalho educativo nos consultórios odontológicos da rede municipal, a equipe da saúde bucal entregou simbolicamente a cirurgiões- dentistas uma maleta contendo kits de materiais educativos.

Para a secretária Arita Bergmann, essa nova atividade vai fazer a diferença no futuro dessas crianças. “O dia de hoje fará parte da história da saúde de Pelotas, em especial da Saúde Bucal. “Tivemos que contratualizar e ampliar a oferta de próteses dentárias para a população da terceira idade porque não tínhamos políticas públicas como a que estamos lançando neste salão nobre”, lembrou Arita.

A secretária também anunciou que em breve será lançada uma cartilha educativa com personagens da turma da Mônica para auxiliar e estimular os cuidados com os dentes.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções