Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

SPC : Crescimento da inadimplência dos consumidores gaúchos é preocupante

SPC : Crescimento da inadimplência dos consumidores gaúchos é preocupante
09 novembro
09:39 2015

O número de inadimplentes do Rio Grande do Sul cresceu 6,84% em setembro de 2015, em comparação ao mesmo mês de 2014. O dado de levantamento mensal realizado pelo SPC Brasil mostra que o Estado ficou acima da média nacional, que foi 5,45%.

Já o número de dívidas em atraso dos gaúchos cresceu, no mesmo período, 8,11%, ficando, também, acima da média brasileira, que chegou a 6,63%.

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, ressalta a preocupação da entidade com esses indicadores, que, para ele, mostram o quadro recessivo que assola o estado atualmente.

EM PELOTAS também tem aumentando o número de inadimplentes Alisson Assumpção/DM

EM PELOTAS também tem aumentando o número de inadimplentes
Alisson Assumpção/DM

– Os dados da inadimplência dos gaúchos estão sendo extremamente influenciados pela perda de dinamismo da economia brasileira e pela deterioração das condições do mercado de trabalho. Hoje, vemos que a soma de inflação elevada, custo elevado das taxas de juros e o aumento do desemprego cria condições de orçamento arrochado e grandes dificuldades para quitação de débitos – enfatiza Koch.

Para o dirigente, a preocupação é redobrada pelo fato do aperto no crédito promover a queda da demanda por compras a prazo no varejo gaúcho. É possível observar que a maioria dos inadimplentes acaba por atrasar o pagamento de serviços básicos como água e luz, índice que cresceu, em todo o Brasil 12,55% na comparação entre setembro deste ano e o mesmo mês de 2014.

Em relação ao número de dívidas, setembro mostrou que cada consumidor inadimplente no Rio Grande do Sul tinha em média 2,250 débitos em atraso, número também superior à média nacional registrada no mês (2,122 dívidas). Ainda assim, esta média fica abaixo dos 2,260 débitos verificados no estado em agosto.
– É possível observarmos que a elevação da taxa de juros, especialmente no âmbito do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito, pressionou o aumento do número de dívidas em atraso. E os consumidores que perderam seu emprego ou que enfrentam dificuldades em conseguir um trabalho acabam concentrando esse endividamento – fala Vitor Augusto Koch.

Para auxiliar os lojistas gaúchos a enfrentar esse momento de instabilidade econômica que traz o aumento da inadimplência, a FCDL-RS reforça o alerta para que o comércio varejista continue utilizando os instrumentos de verificação de crédito, como o SPC Brasil, na hora de concretizar a venda. É um passo essencial para encontrar devedores antigos negativados pela base de dados de proteção ao crédito e evitar problemas na hora de receber os pagamentos.

O levantamento realizado pelo SPC Brasil mostra que a região Sul, que engloba Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, apresentou o segundo maior índice de crescimento do número de inadimplentes no país, com 6,84% na comparação entre setembro de 2015 e o mesmo mês em 2014, ficando atrás apenas do Nordeste, que teve aumento de 7,85%. No ranking de inadimplentes, a região Sul ocupa o terceiro lugar, com 8,18 milhões de pessoas com contras atrasadas.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções