Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

SSP e moradores do Laranjal debatem segurança pública

20 outubro
08:46 2017

População atribui queda na criminalidade e na perturbação do sossego público às Operações Integradas

Quem vive no Laranjal presenciou a tradicional calmaria dos balneários se transformar em uma onda de violência e perturbação do sossego público que deixou todos em estado de alerta. O panorama foi revertido há cerca de um mês e meio, desde o pedido da população do bairro à Secretaria de Segurança Pública (SSP) para que intervisse com a Guarda Municipal e a Brigada Militar no reforço do policiamento. Os resultados positivos das Operações Integradas, mobilizadas pelo Pacto Pelotas pela Paz, foi motivo de uma reunião no Laranjal Praia Clube, na noite da quarta-feira (18), quando os moradores reiteraram o apelo para a continuidade da proteção na praia.

Assaltos à mão armada em ruas e paradas de ônibus, furtos em residências e até mesmo sequestros estavam na lista dos crimes que se acentuaram na região. A integrante do Núcleo Estratégico do S.O.S. Laranjal, Sheila Melgarejo, atribuiu a melhoria na sensação de segurança ao diálogo aberto com a SSP e à atuação conjunta das forças policiais. “A Secretaria de Segurança é a que mais tem acertado na cidade, temos notado a diferença na queda da criminalidade aqui e queremos que continue assim”, falou Sheila que também disse se sentir mais tranquila por saber que trabalho ostensivo envolve inteligência e planejamento estratégico.

O secretário de Segurança, Aldo Bruno Ferreira, explicou os detalhes do Pacto e como as ações repressivas, somadas às preventivas, são realizadas para romper a elevação da violência na cidade. “Evoluímos ao criar o Pacto por ele não ser apenas colocar policial na rua, é uma forma muito mais ampla de tratar a segurança pública ao trabalhar também a prevenção”, afirmou.

O morador Paulo Pinto pediu revista em carros na busca de armas para que as ilegais sejam tiradas das ruas e não sejam mais uma ameaça, exatamente um dos objetivos das Operações Integradas.

Fernanda Rebello reside no Laranjal há 30 anos, integra o S.O.S. Laranjal, e contou nunca ter tido tantos transtornos com a concentração de pessoas que cometem os mais variados excessos no meio da rua. “Som alto, bebida e muita algazarra. Teve uma noite em que o comboio se aproximou e os carros e motos dali saíram em disparada”, relatou. Em sua avaliação, ainda há o que melhorar, mas 70% do problema foi solucionado. Além da permanência das ações policiais, Fernanda foi uma das pessoas que defendeu a importância dos cidadãos serem vigilantes e denunciar atitudes ou situações suspeitas. “Costumo registrar ocorrências com frequência e em várias vezes me disseram na BM que eles não tinham dados. As pessoas se omitem de falar e isso tem que mudar, não podemos nos calar”, completou.

População atribui queda na criminalidade e na perturbação do sossego público às Operações Integradas

População atribui queda na criminalidade e na perturbação do sossego público às Operações Integradas

Tanto a SSP quanto a BM comprovaram a importância da oficialização dos boletins junto às autoridades. “Temos atuado em conjunto de forma cirúrgica e nosso êxito se deve também ao cidadão que nos passa informações. Precisamos que vocês denunciem, confiem na polícia, nas instituições de segurança pública”, frisou o secretário.

O chefe da P3 da BM, capitão Sandro de Lima Feijó, o soldado Itamaragiba Chaves Xavier e os vereadores Antônio Peres (PSB), Cristina Oliveira (PDT), Marcus Cunha (PDT) e Éder Blank (PDT) também participaram do encontro.

Denuncie!
Ocorrências ou denúncias podem ser relatadas diretamente ao Centro Integrado de Operações Municipais (Ciom) da Guarda Municipal, o 153, ou pelo 190 da Brigada Militar. Em ambos os casos, é garantido o anonimato nas ligações.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções