Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

Start chega à marca de 310 jovens aptos ao primeiro emprego

21 novembro
09:03 2019

O Projeto Start chegou à marca de 310 jovens capacitados para o mercado de trabalho. Na noite de terça-feira (19), ocorreu a formatura da quarta turma, reunindo 80 alunos e suas famílias no auditório do Colégio Municipal Pelotense, um dos núcleos dessa edição. Os outros locais foram a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Antônio Ronna, na Vila Princesa, e o Espaço de Referência para a Juventude, no Navegantes.

A iniciativa do Pacto Pelotas pela Paz busca combater a violência por meio de oportunidades. Em oito aulas práticas sobre o mercado de trabalho, empreendedorismo e liderança, o protagonismo dos jovens é estimulado. Como resultado, 40 dos ex-alunos já estão empregados.

É o caso de Maíra Borges, 17 anos, que, na noite da formatura, representou os colegas do Navegantes. Devido ao desempenho em sala de aula, ela conseguiu o tão sonhado primeiro emprego, e trabalha atualmente como aprendiz em uma construtora.

“Em menos de três meses, vivemos muitas experiências diferentes, nos capacitamos e também criamos novas amizades. Mas a caminhada não acaba agora e aqui. Esse foi só o início da jornada”, afirmou Maíra, no discurso da cerimônia.

Ela agradeceu ainda a criação do Espaço da Juventude, onde participou também de cursos profissionalizantes, como o de inglês, um diferencial que a ajudou no momento da seleção ao período de principiante na empresa.

Parceria e oportunidades

O Start foi criado em Pelotas e é desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Além de ofertar oportunidades de emprego e capacitar os pelotenses entre 14 e 24 anos para o mercado de trabalho, a ideia visa à preparação dos alunos para vida, com mais paz, lembrou a prefeita Paula Mascarenhas.

Quarta turma do projeto do Pacto pela Paz se formou na noite de terça-feira. Do total, 40 alunos já estão empregados

Quarta turma do projeto do Pacto pela Paz se formou na noite de terça-feira. Do total, 40 alunos já estão empregados

Conforme a gestora, a responsabilidade do Município é dar oportunidades para os nossos jovens, a fim de que construam um futuro diferente, melhor. A proposta vai ao encontro do Pacto Pelotas pela Paz e seus projetos de prevenção, a exemplo do Start, que estão transformando e preservando vidas.

“O Start mostrou a vocês uma filigrana da capacidade de transformar vidas para melhor, por meio de novos caminhos, e as fazendo acreditarem em si, no seu potencial e nos seus sonhos. A vida vai dar outras oportunidades fantásticas, mas vocês têm que estar ligados. É ‘pra’ isso que serve o projeto: mostrar as coisas boas que podem acontecer”, disse a prefeita, dirigindo-se aos formandos.

Os pais presentes também foram desafiados por Paula a acreditarem e apoiarem os projetos, ideias e aspirações dos filhos, mesmo que pareçam difíceis e árduos. “É na juventude que a gente cria os sonhos a serem realizados. É quando temos as experiências formadoras, que definirão o adulto que vamos ser”, lembrou.

Saiba mais sobre o projeto

O Projeto Start é uma das frentes de atuação do Banco de Oportunidades, que até agora captou mais de 1,3 mil vagas em cursos, oficinas e Jovem Aprendiz. O curso surgiu de uma necessidade apresentada pelas instituições parceiras do Pacto Pelotas pela Paz: a capacitação de jovens para que cheguem mais preparados ao primeiro emprego.

As aulas contam com professores do CIEE e de secretarias municipais de Assistência Social (SAS) e de Educação e Desporto (Smed). As capacitações já habilitaram 310 jovens, em quatro turmas, dos núcleos Sítio Floresta, Areal, Colônia Z3, Getúlio Vargas, Navegantes, Laranjal, Santa Terezinha, Pestano, Centro e Vila Princesa.

A quinta classe deverá finalizar as atividades ainda neste ano. Os encontros do grupo ocorrem nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Jornalista Deogar Soares e Piratinino de Almeida, e na Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Pedro Osório.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções