Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

SUCESSÃO MUNICIPAL : Campanha “Cidade Inteligente e Inclusiva”

16 agosto
09:41 2016

O Partido Republicano da Ordem Social (PROS), número 90, concorre à Prefeitura com o candidato Fábio Tedesco

Por Carlos Cogoy

Reforma tributária, combate ao uso de drogas, resgate da segurança, mobilidade urbana, desenvolvimento tecnológico, desburocratização da máquina pública, energias renováveis, inovação, remuneração por mérito via Plano de Carreira do servidor, valorização do funcionalismo e serviço público de qualidade. Eixos debatidos pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS). O número 90 está criado há dez meses em Pelotas, e terá candidatos ao Executivo e Câmara Municipal. À Prefeitura, o PROS concorre com Fábio Tedesco, e William Torma para vice. Eles divulgam o lema da campanha: “Pelotas de Verdade – Cidade Inteligente e Inclusiva”.

 Fábio Tedesco concorre a prefeito pelo PROS

Fábio Tedesco concorre a prefeito pelo PROS

COMPROMISSO – O candidato ressalta: “Em Pelotas muito já foi feito, e muito ainda precisa ser feito. A área central ainda carece de avanços e melhorias, mas os bairros merecem prioridade. Para aquecer nossa economia local temos que dar um empurrão no mercado imobiliário, hoteleiro, turístico, cultural e tecnológico, e para isso não basta reorganizar a casa e ter controle sobre os recursos, temos que descentralizar as ações, investir nos quatro cantos de Pelotas, repensar o trânsito para que possamos ligar os bairros entre si. Por que não uma perimetral? Definir uma política de atração de empresas e indústrias, apoiar e incentivar para que aqui se estabeleçam, gerar atrativos e não apenas argumentos para catapultar o desenvolvimento local, desta forma teremos mais empregos, renda e não perderemos nossos filhos para outras cidades. Além disso, também nos comprometemos com a transparência e divulgação da gestão dos repasses. E realizaremos estudos para atualizar as leis e a política de atração de investidores, sempre valorizando empresas e indústrias locais. Como missão, o pagamento em dia dos servidores. O que temos pela frente é trabalho, começando com reforma tributária, cobrando corretamente os impostos, e gerando recursos para a solução de dificuldades”.

SEM COLIGAÇÃO – Fábio observa acerca da participação do PROS na disputa eleitoral: “Como cidadão e eleitor penso que Pelotas merece mais, é preciso um governo para as população, preocupado em tratar as dificuldades dos mais necessitados. Cuidar das pessoas e dos bairros mais distantes da área central. Promover Inclusão e fazer com que a Igualdade seja a nossa voz. ‘Se as pessoas de bem não tomarem partido nas questões políticas como irão questioná-las?’ Quanto às coligações, o PROS conversou com as mais diversas siglas, e constatamos que, para muitas, a principal preocupação é manter cargos, status e poder. Ter chances apenas de eleger vereadores. Conhecemos experiências ao longo de nossa caminhada, e por fim a melhor opção foi a decisão de ter chapa pura em todos os sentidos. Nossa nominata é de doze vereadores. E o papel é gerar oportunidade a pessoas de bem, possibilitando uma opção nova e capaz de tratar os principais problemas de Pelotas. Queremos interromper a linha sucessória da dança das cadeiras pelo poder. Iremos defender sempre as melhores opções para Pelotas. Diante do cenário político local, nada está definido, os eleitores foram vacinados, estão mais atentos e certamente irão escolher com mais critérios. Acreditamos nas pessoas e pensamos que ‘Fazer Diferente só Depende da Gente’”.

PERFIL – Fabio é filho do do advogado e oficial de justiça Dirceu Leite Soares, e da professora e Assistente Social Teresinha Tedesco Soares. Aos quarenta anos é pai de duas filhas. Na UCPel, Faculdade de Ciências Exatas – superior em análise de sistemas. Na Uninter, curso de gestão pública. Orgulha-se de ser oficial da reserva do NPOR. Morador do Areal, já foi diretor de recursos humanos do SANEP. Há mais de oito anos é consultor de municípios nas áreas de recursos humanos, arrecadação e tributação, e solução para o governo eletrônico.

Empresário William Torma

Empresário William Torma

Vice-prefeito

Egresso do curso de administração da UCPel, William Torma é o candidato a vice-prefeito na chapa do PROS. Empresário, Torma cursa MBA em “Gestão Empresarial” da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e MBA em “Gestão pública e gerência de cidades”. Sobre a candidatura a vice de Fabio Tedesco, ele divulga: “Estamos com chapa pura em todos os sentidos. Não podemos propor uma política para as pessoas, se pactuarmos com partidos de finalidade adversa”.

TRAJETÓRIA – O candidato a vice atuou no movimento estudantil, destacando a participação no Movimento da Juventude Trabalhista (MJT/RS). Entre 2005 e 07, foi diretor da União Nacional de Estudantes (UNE). Em 2006, Torma presidiu a Federação Nacional de Estudantes de Administração de Administração (FENEAD/RS). Em 2005/06, dois mandatos à frente do diretório acadêmico de administração da UCPel. Desde 2005, é membro Constituinte e Diretor Institucional da Câmara de Jovens Administradores e Acadêmicos (CJA) do CRA/RS. E há sete anos, é diretor institucional da Junior Chamber International (JCI/PoA). O candidato também é consultor nas áreas tributária e soluções para “governo eletrônico” no setor público. Há mais de cinco anos, consultor em empresas de desenvolvimento de softwares para área pública.

Humanizar a saúde

Ideias do PROS para a saúde pública: “Ampliar a rede, humanizar as salas de espera e as praças de atendimento, reduzir o tempo de espera. Também terminar com as grandes filas de espera, através da implantação da central de agendamento. Para isso, desenvolvimento local de sistema de informática para simplificar os agendamentos pelos mais diversos meios. Redirecionar os valores pagos em alugueis de prédios para o uso público, visando a construção ou ampliação de espaços para receber expressivo numero de leitos. Com ambientes melhores, o clima organizacional tende a se equilibrar, os servidores públicos também ganham, os atendidos serão tratados com mais respeito. Na mesma linha da humanização, trataremos do plano de carreira para a saúde”.

Meio ambiente

Os candidatos do “90” expõem acerca da questão ambiental: “Abordando sobre o Laranjal, pretendemos recuperar o balneário dos Prazeres, asfaltar ou no mínimo calçar com blocos de concreto o acesso ao Totó, Camping Municipal e Z3, também combater a erosão no Pontal da Barra. Além disso, conservar a área rural e combater o corte ilegal de árvores”.

ALTERNATIVAS – Candidato a prefeito Fábio Tedesco destaca metas como o foco no saneamento, destinação de resíduos sólidos, eliminar as valetas a céu aberto, readequar esgotos, arborizar praças e vias públicas, considerar transporte público menos poluente. Na falta de recursos, avaliar a possibilidade de parceria público-privada.

PROS 90Funcionalismo

Indicadores de controle serão implantados no governo do PROS.O servidor público merece respeito e melhor remuneração. Porém, devemos valorizar o nível de comprometimento e tratar as questões de produtividade, para que paralelamente possamos discutir não só um plano de carreira justo, como também possíveis participações no resultado da qualidade dos serviços públicos. Assim, indicadores de controle serão implantados, e o funcionalismo certamente irá ganhar”, diz Tedesco.

MOBILIDADE urbana de acordo com o candidato: “O PROS compromete-se a estimular a integração da estrutura urbana com a vida, o trabalho e a mobilidade dos indivíduos de forma digna, rápida, confortável, segura e econômica”.

Escola integral

Em relação à educação, Fábio Tedesco menciona: “Vamos gerir ainda melhor as vagas, investir na atualização dos profissionais da educação, fornecendo mais segurança a crianças e jovens. Também acompanharemos de perto a qualidade das alimentações servidas, integrando os pais às atividades nas escolas. Para a criança da zona rural, forneceremos transporte digno”.

Atividades no turno inverso à sala de aula. É o projeto da escola de tempo integral, iniciativa do PROS à educação no município. Outro aspecto será a implantação dos “portais” para aluno e pais, o que permitirá o acesso a notas, temas online, consulta a livros, requisição de histórico escolar, transferências e matrículas.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções