Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

SUL/FRONTEIRA: Brasil bate São Paulo por 2 a 0, no Bento Freitas, e garante presença na final

27 outubro
20:57 2013
brasil x são paulo - Foto Alisson Assumpção 0002

Joelson abriu caminho para vitória do Brasil diante do São Paulo no 11º jogo entre as duas equipes em 2013
Foto: Alisson Assumpção/DM

Três dias depois de ter vencido o São Paulo por 1 a 0, em Rio Grande, o Brasil ratificou sua superioridade diante do adversário, fazendo 2 a 0 no Bento Freitas. O resultado colocou o Xavante na final do segundo turno da Copa Sul/Fronteira, quando irá enfrentar Pelotas ou Farroupilha. O Clássico Far-Pel será disputado na quarta-feira, no Nicolau Fico. As datas das duas partidas finais estão indefinidas. É certo que o segundo jogo será na Baixada.

O Brasil pressionou o adversário no primeiro tempo e abriu o caminho para a vitória logo aos 15 minutos. Um minuto antes do primeiro gol, Joelson deu assistência para Cleiton, que finalizou da entrada da área. Luis Fernando tirou a bola quase sobre a linha do gol. Em seguida, Rafael Forster cruzou da esquerda e Joelson completou para a rede. A vantagem poderia ter sido maior, mas Luciano impediu, com grande defesa, o gol de Alex Amado, aos 43 minutos.

brasil x são paulo - Foto Alisson Assumpção 0010O São Paulo reclamou de um pênalti não marcado sobre Fabiano Diniz, após erro de Wender. Na etapa final, quando a equipe rio-grandina tentava ser mais ousada, o Brasil ampliou a vantagem com William Kozlowski, aos sete minutos, desviando a bola, de cabeça, numa cobrança de escanteio do lado esquerdo. Luciano salvou o São Paulo em pelo menos mais três chances claras de gol, impedindo que Alex Amado, Joelson e Éder Machado ampliasse a vantagem.

Brasil mostra afirmação do time

O Rubro-Negro festeja a presença em mais uma decisão nesta temporada. O Brasil decidiu os dois turnos da Divisão de Acesso e fez ainda a final geral da competição, conquistando o título diante do São Paulo. No segundo semestre, o time Xavante chegou também à decisão do primeiro turno da Sul/Fronteira, quando foi superado pelo Pelotas. Agora, se ganhar o segundo turno, terá ainda a chance de decidir o título da copa regional diante do tradicional adversário.

“A temporada de 2013 é excepcional para este grupo de atletas. É um grande ano, independente do que possa acontecer daqui para frente. O torcedor tem que estar orgulhoso com esses atletas”, destacou o técnico Rogério Zimmermann. Com a melhor campanha do segundo turno, o Brasil assegurou também o direito de fazer em casa o segundo jogo da final – seja contra Pelotas ou Farroupilha.

São Paulo encerra a temporada 

A grande conquista do São Paulo nos últimos 12 anos – o acesso à primeira divisão – foi em cima do Brasil. Mas foi um acontecimento isolado. A supremacia rubro-negra se expressou nos demais confrontos entre as duas equipes, que se enfrentaram 11 vezes nesta temporada. O Xavante ganhou nove jogos diante do rival rio-grandino, ocorrendo um empate e a vitória solitária do Leão do Parque – dia 19 de maio.

“A gente sempre respeita o São Paulo e sempre vai respeitar por tudo que eles representam no futebol”, afirmou o vice-presidente de futebol, Cláudio Montanelli.

O São Paulo encerrou ontem as atividades de 2013. Nesta Segunda (28), o Conselho Deliberativo do clube se reúne para tratar da composição da diretoria para o próximo ano. O presidente Paulo Costa não é candidato, mas espera apoio dos conselheiros.

BRASIL (2)

Luiz Müller; Wender, Ricardo Bierhals, Fernando Cardozo e Rafael Forster (Ricardo Schneider); Leandro Leite, Washington (Nunes), Cleiton (Márcio Hahn) e William Kozlowski (Edu Silva); Alex Amado e Joelson (Éder Machado). Técnico: Rogério Zimmermann.

SÃO PAULO (0)

Luciano; Luis Fernando (Emerson Dantas), Guilherme, Rodrigo Ramos e Jean; Carlos Alberto, Diego Borges, Fabiano Diniz (Tainã) e Piccininni (Locatelli); Robert (Saraiva) e Sertãozinho (Alê Menezes). Técnico: Rudi Machado.

Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas. Árbitro: Eleno Todeschini; assistentes: Alexandre Kleiniche e Leirson Peng Martins. Cartões amarelos: Washington e Cleiton (B); Luis Fernando, Diego Borges e Fabiano Diniz (SP). Gols: Joelson (15min do primeiro tempo) e William Kozlowski (7min do segundo tempo).

 

Comentários ()

Seções