Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

SUL/FRONTEIRA: O Título é do Pelotas

SUL/FRONTEIRA: O Título é do Pelotas
13 novembro
09:51 2013

FESTA DO LOBO: O título é do Pelotas

 Brasil vence por 2 a 1, mas o Lobão festeja o título da Copa Sul/Fronteira no Bento Freitas

Brasil pressionou na bola alta e transformou o goleiro Paulo Sérgio em um dos heróis da conquista do Pelotas - Foto: Alisson Assumpção/DM

Brasil pressionou na bola alta e transformou o goleiro Paulo Sérgio em um dos heróis da conquista do Pelotas – Foto: Alisson Assumpção/DM

O Pelotas é campeão da Copa Sul/Fronteira. O título foi conquistado no Bento Freitas, nesta terça-feira, apesar da derrota de 2 a 1 para o Brasil. No primeiro jogo da final, o Lobão havia vencido por 1 a 0 na Boca do Lobo. O saldo qualificado é o fator determinante da festa áureo-cerúlea. O saldo qualificado é também o fato gerador de polêmica nesta decisão. O lado rubro-negro contesta o regulamento e vai ingressar nesta quarta no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), solicitando vaga Supercopa Gaúcha.

O Bra-Pel 359 foi de fortes emoções. O final do jogo teve um momento inusitado. Enquanto o torcedor do Pelotas comemorava o título, a torcida xavante apoiava o time em reconhecimento à força de reação da equipe. Afinal, o Xavante saiu perdendo por 1 a 0 e ficou com a necessidade de marcar três gols; fez dois e pressionou nos minutos finais em busca do terceiro.

Brapel - alisson 0001O clássico foi muito tenso. Antes mesmo de começar a partida, os jogadores já se desentendiam no meio do campo. O jogo esteve ameaçado de não ser realizado em função de bombas, que eram arremessadas para dentro do campo. Com a bola rolando, o clássico foi disputado com muita intensidade. Aos 35 minutos, o árbitro Márcio Chagas da Silva expulsou Washington e Gilmar. No momento de pressão do Brasil, Cirilo errou e Muthyuê se aproveitou para fazer 1 a 0 para o Pelotas.

No segundo tempo, o Brasil reagiu a partir dos 20 minutos. Depois de uma bola na trave e duas monumentais defesas de Paulo Sérgio, o Brasil empatou com Fernando Cardozo, aos 26. Cinco minutos depois, Cleiton recuperou a bola pela direita e cruzou para Gustavo Papa, que marcou o segundo gol. Depois a pressão foi constante, mas o Pelotas segurou a vantagem e garantiu o título.

Chuteiras de Coutinho

Brapel - alisson 0007

Mityuê (encoberto na comemoração) foi decisivo na final – Foto: Alisson Assumpção/DM

Antes criticado, Mithyuê se tornou decisivo nas partidas finais da Copa Sul/Fronteira. No primeiro jogo, ele entrou em campo no lugar de Felipe Garcia e, em dois minutos, marcou um golaço, chutando de fora da área. Como prêmio foi mantido na equipe para a partida desta terça-feira, no Bento Freitas. No final do primeiro tempo, Mithyuê se aproveitou de um erro de Cirilo e fez o gol do Pelotas, que acabou valendo o título. No final do Bra-Pel, ele revelou que jogou com as chuteiras de Bruno Coutinho, que foi dispensado do clube antes da decisão.

TAÇA

 O troféu de campeão só foi entregue ao Pelotas no vestiário, quando o estádio já estava praticamente vazio. Quando os jogadores se preparavam para dar a volta olímpica, os refletores do Bento Freitas foram apagados. O motivo de não haver a entrega da taça logo ao final da partida teria sido o de segurança. Desta maneira, a festa mesmo do título ficou para a chegada da delegação na Boca do Lobo.

Brasil quer vaga na Supercopa

Brapel - alisson 0000O Brasil quer pelo menos o direito de disputar a Supercopa Gaúcha, que será realizada em Pelotas, na Boca do Lobo, entre os dias 15 e 17 de novembro. “A Federação (Gaúcha de Futebol) terá que consertar o erro que cometeu”, disse o diretor executivo do Brasil, Fabrício Marin. O departamento jurídico do clube entra nesta quarta-feira, com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), solicitando a vaga no torneio.

Entre os erros está a inexistência no regulamento dos critérios de desempate na fase final das copas regionais. Portanto, o Brasil contesta o saldo qualificado, que foi exatamente a causa determinante do título do Pelotas. O presidente da FGF, Francisco Novelletto, anunciou no final da tarde, que o saldo qualificado seria usado para efeito de desempate. Outro fato contestado é a presença do Inter (vice da Copa Metropolitana) na Supercopa Gaúcha.

Ficha Técnica

BRASIL (2)

Luiz Müller; Wender (Ricardo Bierhals), Cirilo, Fernando Cardozo e Rafael Forster; Leandro Leite, Washington, Márcio Hahn (William Kozlowski) e Cleiton; Alex Amado (Éder Machado, depois Gustavo Papa) e Joelson. Técnico: Rogério Zimmermann.

PELOTAS (1)

Paulo Sérgio; Igor, Pedrão, Bruno Salvador e Digão (Carlos Alexandre); Jovany, Tiago Gaúcho e Paraná (Gadelha); Mithyuê (Jefferson) e Régis (Heverton); Gilmar. Técnico: Paulo Porto.

Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas. Árbitro: Márcio Chagas da Silva; assistentes: Júlio César dos Santos e Edemar Palmeira. Cartões amarelos: Fernando Cardozo e Leandro Leite (B); Igor, Bruno Salvador, Digão e Tiago Gaúcho (P). Expulsões: Washington (B) e Gilmar (P). Gols: Mithyuê (49min do primeiro tempo); Fernando Cardozo (26min) e Gustavo Papa (31min do segundo tempo).

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções