Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Supremacia dos quartos colocados

01 outubro
08:32 2015

Dos 12 times que subiram para a Série B do Campeonato Brasileiro desde 2012, um apenas foi primeiro colocado de seu grupo na fase classificatória. A predominância de acesso é das equipes, que chegaram ao final da primeira etapa da competição ocupando a quarta posição. Exatamente como o Brasil na atual edição da Série C.

O único vencedor de grupo a obter acesso foi o Santa Cruz em 2013. O time pernambucano fez a melhor campanha na primeira fase e confirmou sua força nos confrontos eliminatórios, conquistando o título da Série C. Ninguém padeceu mais com a sina de fracasso dos primeiros colocados do que o Fortaleza – adversário do Brasil nas quartas de final deste ano. Os cearenses foram os melhores da primeira fase nas edições de 2012 e 2014, mas acabaram eliminados logo no primeiro mata- mata pelo Oeste e Macaé, respectivamente.

O atual modelo de disputa da Série C foi implantado em 2012. Desde então, cinco quartos colocados obtiveram acesso (um fato animador para os rubro-negros). Quatro segundos lugares subiram para a Série C. Entre os terceiros colocados, dois conseguiram sucesso nas quartas de final – etapa que define quem sobe de divisão.

Brasil espera ser mais um quarto colocado a superar time de melhor campanha nas quartas de final Foto: Jonathan Silva/Assessoria GEB

Brasil espera ser mais um quarto colocado a superar time de melhor campanha nas quartas de final
Foto: Jonathan Silva/Assessoria GEB

Os primeiros colocados de 2012 foram Fortaleza e Macaé. Eles acabaram eliminados por Oeste e Paysandu, respectivamente. No ano seguinte, se o Santa Cruz obteve acesso, o Macaé caiu novamente nas quartas de final diante do Sampaio Correa. Já em 2014, os primeiros colocados Fortaleza e Tupi perderam a vaga na Série B para Macaé e Paysandu.

Cinco quartos colocados

Oeste e Paysandu – 2012

Sampaio Correa – 2013

Macaé e Paysandu – 2014

Quatro segundo colocados

Vila Nova e Luverdense – 2013

CRB e Mogi Mirim – 2014

Dois terceiros colocados

Icasa e Chapecoense – 2012

Um primeiro colocado

Santa Cruz – 2013

 

Quem subiu

2012

Oeste (4º colocado do Grupo B)

Icasa (3º colocado do Grupo A)

Chapecoense (3º colocado do Grupo B)

Paysandu (4º colocado do Grupo A)

 

2013

Santa Cruz (1º colocado do Grupo A)

Luverdense (2º colocado do Grupo A)

Sampaio Correa (4º colocado do Grupo A)

Vila Nova (2º colocado do Grupo B)

 

2014

Macaé (4º colocado do Grupo B)

CRB (2º colocado do Grupo A)

Paysandu (4º colocado do Grupo B)

Mogi Mirim (2º colocado do Grupo B)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções