Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

Suzu e Pelotas: Será criada associação de amigos

11 agosto
17:57 2014

No dia 16 de agosto – programação do “Encontrão do Gato Pelado” -, à tarde acontecerá reunião para a criação da Associação de Amigos Suzu-Pelotas. A informação é do pelotense Luiz Carlos Lessa Vinholes, idealizador da entidade, e que há cinquenta anos está à frente da aproximação da cidade natal com Suzu no Japão. Radicado em Brasília, onde exerceu atividade na área diplomática, Vinholes residiu no Japão e tornou-se pesquisador e colecionador da arte nipônica. Há décadas tem se empenhado para que seja estreitada a relação entre as cidades gaúcha e japonesa. Ao Museu do Colégio Municipal Pelotense – instituído há dez anos -, Vinholes ano passado doou dezenas de peças da tradicional cultura oriental.

Luiz Carlos Lessa Vinholes divulga entidade

Luiz Carlos Lessa Vinholes divulga entidade

AASuPel será instituição independente e, informa Vinholes, somente se “concretizará se contar com a participação e colaboração de todos os que, de uma forma ou de outra, estiveram ou estão envolvidos com temas e assuntos que dizem respeito às relações formalizadas entre as duas cidades em setembro de 1963 e que comemoraram seu cinquentenário no ano passado”. Ele acrescenta: “Levando em consideração que nos últimos cinquenta anos o relacionamento e as atividades entre as cidades de Pelotas e Suzu, foram consolidadas e acreditando na conveniência de ampliar e aprofundar, de maneira pragmática e efetiva, os bons resultados até então obtidos, faz-se indispensável criar uma associação que reúna aqueles que, movidos pelos mesmos interesses, se dediquem ao crescimento e fortificação dos laços de fraternal amizade entre os munícipes de ambas cidades”.

SUGESTÕES – Vinholes dezessete sugestões para embasar a Associação. Alguns deles: criar um acervo de documentos que digam respeito ao processo de contatos entre Suzu e Pelotas que resultou na celebração dos laços de fraternidade, os primeiros entre duas cidades do Brasil e do Japão; examinará a conveniência de resgatar os contatos com a Federação das Cidades Irmãs entre o Brasil e o Japão que tem sede em São Paulo; estará atenta à conservação da Praça Jardim de Suzu, apoiando o trabalho que a Prefeitura realiza e solicitando reparos e melhorias quando se fizerem necessárias; visando intensificar e aprofundar a afinidade dos seus associados com os irmãos de Suzu, promoverá reuniões, projeções de vídeos, exposições, sempre programadas com antecedência e aprovação pelo grupo de coordenação, inclusive mini-cursos do idioma japonês.

Comentários ()

Seções