Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

TABLADA LOTADA : Aeromani vence GP Princesa do Sul

08 abril
08:29 2019

Em um domingo de público recorde na tablada, o potro Aeromani venceu o 82º Grande Prêmio Princesa do Sul com uma apresentação de luxo. Dominou a corrida de ponta a ponta sem dar chance para os adversários, com uma condução segura do jóquei rio-grandino radicado em Porto Alegre, Jader Elias Rosa (42). Ele já havia vencido o GP Milha com Big Stick no sábado. De acordo com a Brigada Militar, aproximadamente 12 mil pessoas lotaram o hipódromo de Tablada no domingo para acompanhar os sete páreos do dia. O volume total de apostas foi de R$ 148,1 mil.

Potro de Agamenon Berni, montado por Jader Rosa, fez uma prova de luxo e não deu chance aos adversários

Potro de Agamenon Berni, montado por Jader Rosa, fez uma prova de luxo e não deu chance aos adversários

Treinado por Elziar Santos, Aeromani era apontado tanto como favorito como incógnita do clássico, pois até agora só havia disputado provas de curta distância. “Tirar um animal dos 1100 metros para os 2100 metros, em apenas 30 dias, merece muito reconhecimento, apesar do animal ser diferenciado”, comentou Rosa. O proprietário do campeão, o agrônomo Agamenon Berni exaltou a qualidade genética de seu potro, filho de Aerosol – vencedor do GP Brasil 2013 – e a mão do treinador. “Vou mudar o nome dele para ‘aeromáquina’, é um animal com uma genética muito apurada. Enfrentou um plantel muito forte e venceu com autoridade”, disse.

E provou isso quando Aeromani saiu da baliza quatro em segundo lugar, mas poucos metros depois já tomou a frente e abriu dois corpos de vantagem para os adversários sem dar chance alguma de aproximação e terminando a prova em 134 segundos. “Vi ninguém perto de mim”, declarou J.E. Rosa sem esconder o sorriso. Em 2º, terminou Liberty Corner e em 3º ficou Endorfina.

A conquista do GP Princesa do Sul Havan serve de passaporte para Aeromani seguir carreira em outros hipódromos. A primeira parada deverá ser Porto Alegre e depois o hipódromo de Maroñas em Montevidéu.

ALEGRIA DE CAMPEÃO – Ao vencer o 82º GP Princesa do Sul, J.E. Rosa conquistou um sonho antigo, pois já havia montado cinco clássicos, terminado duas vezes em segundo lugar e em terceiro em outra oportunidade. “Quem não sonha em vencer o Princesa? É a maior conquista da minha carreira. Ainda mais por ter vencido a Milha também”, declarou. A expectativa agora é de reeditar a parceria no hipódromo do Cristal, no Derby Rio-grandense marcado para o dia 26 de abril.

Público lotou o Jockey Clube para a realização do 82º Grande Prêmio Princesa do Sul

Público lotou o Jockey Clube para a realização do 82º Grande Prêmio Princesa do Sul

VELOCIDADE – Outro clássico do dia, o GP Velocidade disputado em 1200 metros em homenagem à prefeita Paula Mascarenhas foi vencido por Brigadeiro Alado de Marcelo Ruas, montado pelo veterano Miguel Barreto, 48 anos, e treinado por Marcos Petrechel. Na prova de potros, o troféu foi para Olimpic Julien montado por Darlan Medina. O GP Cirne Lima, do qual participaram apenas éguas, foi ganho por Big Brain, montada por Lucas Conceição.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções