Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

TAI CHI CHUAN : Saúde e equilíbrio através de movimentos circulares

18 setembro
08:25 2020

Sábado às 10h, live da arte marcial Tai Chi Chuan no projeto “Una & Ação”

Por Carlos Cogoy

A prática melhora a circulação sanguínea, respiração e flexibilidade, contribuindo para o equilíbrio emocional. Alguns dos inúmeros benefícios, proporcionados pela arte marcial chinesa Tai Chi Chuan.  Desde agosto, através do projeto “Una & Ação”, o “Sifu” (mestre) Claudemir Vergara, tem ministrado lives gratuitas à comunidade. A transmissão acontece aos sábados às 10h, e para assistir basta acessar Parque Una no Facebook.

Vergara ministra o estilo de Chen Zheng Lei

Vergara ministra o estilo de Chen Zheng Lei

PRÁTICA – Vergara explica: “A forma que ensino no Parque Una, é do mestre Chen Zheng Lei. Mas historicamente, o Tai Chi Chuan foi criado no século XVI, pelo general Chen Wangting. Quem assiste em casa precisa prestar atenção nas orientações que faço referente à respiração, movimento da cintura, transferir o peso de uma perna outra, relaxar ombros e o momento de afundar a base. Apesar de variados, os movimentos são circulares e contínuos. Em geral, as orientações são as mesmas, pois são a base de toda atividade corporal. Para praticar, pode ser usada qualquer roupa.  Mas evitem chinelos e sandálias que saem do pé, bem como o salto alto. O ideal é usar tênis ou treinar descalço. O cuidado para a prática é não ter pressa. Tudo é lento e progressivo.   A prática somente é contraindicada para quem tem angina, ou arritmia ventricular”.

APRENDIZADO – O instrutor Vergara também sugere ao público das lives para, ao menos uma vez, tentar treinar as rotinas sem olhar para o computador ou celular. Conforme esclarece, o empenho contribui para exercitar a memória. “Aproveitem essa oportunidade de acesso aos conhecimentos que estou compartilhando pois, apesar do período de pandemia, a transmissão é acessível a todos. Há trinta ou quarenta anos, tudo era muito difícil, o que exigia maior esforço e dedicação”, diz ele.

TRAJETÓRIA – Natural de Canguçu, Claudemir Vergara Rodrigues interessou-se por artes marciais na década de oitenta. Mas o acesso era limitado, e somente em 1992, começou a treinar regularmente em Porto Alegre. Ele destaca o aprendizado com o mestre Vlad Mário, grão-mestre Carter Wong e o Sifu Guru Joaquim Almeria. Além do Tai Chi Chuan, Vergara também é instrutor de Wing Chun e Kali (esgrima). Além disso, ainda pratica Jeet Kune Do. O Sifu, como explica, tem o significado de tutor, então “um título de muita responsabilidade porque, o ambiente de treino é como uma família, e o Sifu seria o pai”. Até o início da pandemia, ele estava ministrando aulas na Esola de Kung Fu Misto, academia Studio Malhação, e Escola Bolinha de Sabão, para crianças a partir dos quatro anos. A domicílio, mediante agendamento, ministra personal Fight. Na trajetória, Vergara já levou sua técnica a treinamentos para bombeiros, polícia militar, segurança privada, equipes de aeroportos.

         UNA & AÇÃO é projeto que, a partir de outubro, também oferecerá aulas de yoga. A informação é de Aline Maciel, que observa: “O projeto foi criado para proporcionar mais saúde, bem-estar e qualidade de vida, a todos os frequentadores do Parque Una através da prática de atividades físicas. A ideia inicial seria a prática gratuita e, ao ar livre no Parque. Porém, com a pandemia, estamos desenvolvendo através de lives”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções