Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Taison contra o racismo

12 novembro
08:26 2019

“Amo minha raça, luto pela cor, o que quer que eu faça é por nós, por amor… Jamais irei me calar diante de um ato tão desumano e desprezível! Minhas lágrimas foram de indignação, de repúdio e de impotência, impotência por não poder fazer nada naquele momento! Mas somos ensinados desde muito cedo a sermos fortes e a lutar! Lutar pelos nossos direitos e por igualdade! O meu papel é lutar, bater no peito, erguer a cabeça e seguir lutando sempre! Em uma sociedade racista, não basta não ser racista, precisamos ser antirracista!”

Pelotense já havia comemorado gols com gesto de resistência “Jamais irei me calar”

Pelotense já havia comemorado gols com gesto de resistência
“Jamais irei me calar”

Foi a mensagem de Taison pelo Instagram. O atacante pelotense do Shakhtar Donetsk sofreu com os insultos racistas da torcida do Dínamo de Kiev, na Ucrânia. Segue o apoio ao jogador e a todas as vítimas desse crime asqueroso; segue a cobrança por punições severas às torcidas e clubes onde estejam entranhadas ou ocorram essas práticas. No mesmo fim de semana, um torcedor do Atlético Mineiro agrediu a um segurança no Mineirão de forma racista; neste 2019, o goleiro Carlos Eduardo do GE Brasil relatou injúria racial sofrida em partida contra o Bragantino, pela Série B.

É importante cobrar medidas e atitudes das federações que gerem o futebol. É importante seguir o perfil do Observatório Racial, que luta incansavelmente através das redes sociais e mobilizando palestras e encontros com a temática de combate ao racismo; eles acolhem denúncias e cobram atitudes dos clubes. Recentemente a dupla Gre-Nal tem participado de campanha e houve o encontro entre os únicos técnicos negros na Série A: Roger Machado do Bahia e Marcão do Fluminense. Na ocasião, Roger promoveu uma das mais nobres entrevistas sobre o tema: procurem na internet. “Em uma sociedade racista, não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções