Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

Tarso negocia salários com a Brigada

Tarso negocia salários com a Brigada
26 outubro
10:20 2013

O terceiro encontro deste ano entre o governador Tarso Genro e servidores da Brigada Militar, ocorreu em Lajeado, na Associação dos Docentes e Funcionários da Univates, na sexta-feira, durante a Interiorização do Governo. Ao efetivo da Corporação, que atua nos Vales do Taquari, do Caí e do Rio Pardo, foi apresentada a proposta do governo para a negociação com os servidores do nível médio da BM, que será levada para as associações da categoria.

Tarso disse que não é habitual a relação direta do chefe do Executivo estadual com o efetivo da Brigada Militar, mas que ele adotou essa maneira de agir porque sua trajetória já mostrou que as negociações próximas estabelecem confiança e avanços. Tarso afirmou que a BM necessita de uma reestruturação conceitual e que a proposta de negociação formulada pelo governo para o nível médio busca a valorização do efetivo e consequente melhoria na prestação dos serviços, além de reduzir as diferenças salariais entre o topo e a base da Corporação.

Entre os itens da negociação, está a correção do salário dos soldados com aumento nominal de 245% e ganho real em torno de 200%, até 2018, enquanto os coronéis chegarão a aumento de 60% no mesmo período. “Peço que vejam a proposta como um conjunto, dentro de uma concepção de segurança pública, e não apenas pela questão salarial”, disse o governador.

201310250942043326ca251013O governador destacou que o planejamento financeiro estratégico do Estado garante o pagamento do que está sendo proposto. “Esse encontro direto com vocês pode reduzir em 90% a distorção de informações”, disse o governador ao efetivo, referindo-se a comentários de que o Estado não poderia arcar com os índices de reajuste definidos.

O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, afirmou que ações concretas do governo vêm demonstrando a valorização das polícias. “Segurança pública se faz com servidores reconhecidos e satisfeitos com suas condições de trabalho”, falou. Michles destacou que, além da evolução remuneratória, políticas públicas de segurança estão sendo alavancadas, como o enfrentamento à violência contra a mulher, por meio da Rede Lilás, que inclui a Patrulha Maria da Penha, e a ampliação do policiamento comunitário, sendo um exemplo à implantação de seis núcleos em Lajeado.

O secretário ainda citou que, até o final de 2014, terão sido adquiridos 49 caminhões auto-bomba-tanque para o Corpo de Bombeiros. “Na história recente, não houve suprimento para os bombeiros desta forma, e isso já estava projetado”, garantiu.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções