Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

Taxistas entregam proposta para regulamentar serviço de transporte individual de passageiros

Taxistas entregam proposta para regulamentar serviço de transporte individual de passageiros
19 abril
08:35 2018

Representantes do Sindicato dos Taxistas de Pelotas entregaram, na tarde de terça-feira, à prefeita Paula Mascarenhas, uma Proposta de Legislação sobre o Serviço de Transporte Individual de Passageiros em Veículos de Aluguel por Táxi no Município de Pelotas. Recebido pela chefe do Executivo Municipal, em audiência realizada no Paço Municipal, o documento propõe a regulamentação do serviço por meio de autorização – e não mais por concessão, como ocorre até o momento.  Paula disse que a proposta será analisada pelas equipes técnica e jurídica da Prefeitura, que vai estudar se ela é viável, dentro da legalidade, e que será dado um retorno à categoria, com a maior brevidade possível.

DOCUMENTO será analisado por equipes técnica e jurídica, que estudarão viabilidade legal

DOCUMENTO será analisado por equipes técnica e jurídica, que estudarão viabilidade legal

“É preciso que haja regras claras, capazes de contemplar a categoria da melhor forma. A Prefeitura é parceira. Nossa intenção é harmonizar o setor para que os taxistas se sintam mais tranquilos e seguros”, afirmou Paula.

Os sindicalistas garantiram à prefeita que o documento tem embasamento jurídico e que foi formulado em consenso com a categoria. Após a última reunião com Paula, nove meses atrás, em que a prefeita pediu que os taxistas apresentassem uma proposta concreta, em comum acordo entre os taxistas locais, o Sindicato realizou uma assembleia geral e formou uma comissão. Este grupo ficou encarregado da elaboração do documento. A proposta final, asseguram, busca favorecer os taxistas e melhorar as condições do serviço aos passageiros.

A prefeita salientou que, independentemente da análise do documento entregue, a prefeitura deve cumprir uma decisão judicial do Ministério Público (MP), transitada em julgado, que determina a realização de uma licitação para a concessão de dez novas placas. Ainda assim, não há impedimento, se as equipes técnica e jurídica forem favoráveis à proposta, de uma futura mudança no serviço de táxis.

Participaram da reunião os vereadores Fabrício Tavares (PSD), líder do governo na Câmara, e Roger Ney (PP), que solicitaram a audiência; o assessor jurídico do Gabinete da Prefeita, Fábio Machado; a secretária de Governo, Clotilde Victória; o secretário de Transporte e Trânsito (STT), Flávio Al-Alam; a presidente do Sindicato dos Taxistas, Tânia Silva; vários taxistas e dois advogados da categoria.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções