Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

TEATRO : Quando o rei é fuleiro

05 setembro
08:44 2019

Sábado às 20h30min no IFSUL, peça “Nadim Nadinha contra o Rei de Fuleiró”

Por Carlos Cogoy

No dia da “independência”, uma farsa para pensar sobre o Brasil. Sábado às 20h30min no Teatro do IFSul – Campus Pelotas -, Cia. CEM Caras estará apresentando “Nadim Nadinha contra o Reino de Fuleiró”. Direção, iluminação e figurinos, são de Flávio Dornelles, que convida a comunidade para prestigiar a encenação do texto de Mário Brassini. Ingresso a R$10,00, com a doação de quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão destinados ao CTG Carreteiros do Sul do IFSul.

Atores interpretam texto que se mantém atual

Atores interpretam texto que se mantém atual

FARSA escrita na década de sessenta, mantém-se atual pois narra sobre um reino, cujo soberano esmera-se nas atitudes grotescas, intempestivas e antidemocráticas. Conforme divulgação: “Fuleiró, que é qualquer lugar ou lugar nenhum, é todos os lugares em um só. É a cidadela, comunidade ou país inteiro, que vive da mediocridade de um governo vaidoso, e da resistência de um povo que morre todo dia, mas nunca deixa de nascer. Soldados armados, amigos ou não, ministros mandados e vagabundos, rodeiam esse reino de todos e de ninguém”.

LIBERDADE – O diretor Flávio Dornelles acrescenta: “Nadim volta à cena na leitura do elenco da Cia. Cem Caras de Teatro do IFSul campus Pelotas, como outrora esteve em todos os cantos do Brasil, na perspectiva do teatro popular de Mário Brassini. Lembrando a todos que a liberdade é uma ideia impossível de se apropriar, ou calar por muito tempo. A liberdade estará sempre presente nas ruas, nas escolas, no trabalho, nos cânticos da arte, no gesto dos artistas. Ela, a liberdade, é semente presente nos jardins floridos da esperança esquecidas no inverno e, brotando na primavera. Enfim, descansando para recomeçar tudo de novo”.

ELENCO: Victor Tortelli; Giovana kroning; Guilherme Hornke; Eduardo Ribeiro; Matheus Kerbes; Gabriel Falkenberg; Maicon de Menezes; Milena Cardoso; Lucas Ramos; Sabrina Fonseca; Carolina Nunes; Nikollas Ebling. A sonoplastia é de Sofia Nunes.

Comentários ()

Seções