Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

TERAPIA OCUPACIONAL : Equipe desenvolve kit de atividades para pacientes da ala Covid-19 no HE

08 julho
09:24 2020

Pensado para proporcionar momentos de abstração e redução da ansiedade, minimizando assim os impactos da hospitalização, um kit de atividades para pacientes da ala Covid do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) começou a ser entregue na última semana. O material foi elaborado pela equipe de Terapia Ocupacional e visa contribuir na manutenção da saúde mental do paciente internado neste processo de ruptura do cotidiano.

O kit entregue contém uma caneta esferográfica, papel de apoio para a escrita e folhas de ofício contendo atividades cognitivas e expressivas. A cada semana os pacientes receberão novos kits contendo novas atividades.

MATERIAL  já começou  a ser entregue

MATERIAL já começou a ser entregue

As atividades colaboram com a organização do pensamento, estimulam aspectos cognitivos como atenção, concentração, criatividade, raciocínio lógico, memória associativa, percepção visual e espacial, lateralidade, dentre outros aspectos. Além disso, contém mensagens motivacionais e um espaço reservado para que o paciente expresse o que desejar.

Visto que Terapia Ocupacional não é atividade essencial, os profissionais do setor não entram na ala Covid, portanto os kits são enviados e as equipes de cuidado atuantes no local dão suporte, como é o exemplo da técnica de enfermagem Tanielen Potenza Fernandes, responsável pela entrega dos insumos e conferência e reposição de materiais. “Ela já havia trazido alguns passatempos para os pacientes, então agora ela auxilia na execução das atividades produzidas pelas profissionais de Terapia Ocupacional”, destacou a chefe da Divisão de Enfermagem, Michele Jacondino, sobre a importância do trabalho multidisciplinar e multiprofissional.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções