Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

TERCEIRA IDADE : Qualidade de vida é tema de palestra em Pelotas

TERCEIRA IDADE :  Qualidade de vida é tema de palestra em Pelotas
24 agosto
09:23 2016

Nutrição de idosos e correto diagnóstico de demências serão abordados pelo médico João Senger em evento da Caravana AMRIGS

A desnutrição em idosos atinge 25% daqueles que convivem em comunidade, chegando até a 40% aos que estão institucionalizados ou hospitalizados. Além disso, 10% das pessoas que têm acima de 65 anos apresentam algum quadro demencial.

De forma a melhorar a qualidade de vida de pessoas idosas e explanar sobre as formas de diagnosticar as diferentes demências, o médico geriatra e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia/Secçåo RS, João Senger, palestrará em Pelotas, na sexta-feira (26), a partir das 19h30min, durante a Caravana AMRIGS (Associação Médica do Rio Grande do Sul).

– Entre as principais demências podemos destacar o Alzheimer, a Fronto-Temporal, Corpos de Lewy e Vascular, porém, existem outras doenças e diversas formas de diagnosticá-las. Muitas vezes, parece que todos são portadores de Alzheimer, porém, sabemos que atualmente apenas 50% o são, por isto a importância de saber diferenciar as doenças, o que numa fase inicial pode ser difícil, pois o idoso apresenta múltiplas enfermidades – explica Senger.

O palestrante destaca ainda que 40% das pessoas acima de 90 anos apresentam algum tipo de demência, enquanto na população acima de 95 anos o índice sobe para 45%. O médico informa também que entre 65 e 85 anos, 50% dos idosos são portadores de Alzheimer, enquanto os outros 50% se dividem entre as demais demências. Senger reforça que quanto mais idosa a pessoa, a prevalência vai alterando para demência mista.

Visto que a população que mais cresce no mundo são as pessoas acima de 80 anos, é importante, também, melhorar a perspectiva de vida destes idosos, através de hábitos saudáveis como uma correta nutrição.

– A fragilidade atinge mais de 50% dos muito idosos, pessoas acima de 85 anos, demonstrando assim a importância do tema para a saúde, pois estamos aumentando a longevidade, mas não a qualidade de vida destas pessoas que estão idosas ou irão envelhecer – destaca Senger.

Voltada para médicos e profissionais da saúde, a palestra é gratuita e ocorrerá na Associação Médica de Pelotas (rua Quinze de Novembro, 607). Informações pelo telefone (53) 3222.3522.

A Caravana AMRIGS é coordenada pelo doutor Bernardo Aguiar e tem como objetivo promover e difundir o conhecimento, influenciando na melhoria da saúde, condições sociais, políticas, organizacionais e econômicas dos associados e comunidade.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções