Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Time de Rugby Feminino de Pelotas é campeão no Uruguai

Time de Rugby Feminino de Pelotas é campeão no Uruguai
13 novembro
08:55 2019

‘Vem ser Rugby’, da UFPel, é formado por alunas do Município, entre 13 e 16 anos. Vitória foi conquistada no Valentín Martinez – um dos mais tradicionais campeonatos da modalidade

O ‘Vem ser Rugby’ – projeto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) voltado a meninas pelotenses e uma das 20 iniciativas que recebe, neste ano, apoio financeiro da Prefeitura, através do Fundo Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer de Pelotas (ProEsporte) – conquistou títulos importantes na primeira competição internacional de que participaram.

O time formado por 22 alunas da rede pública, entre 13 e 16 anos, representou Pelotas no 26° Valentín Martinez, um dos maiores e mais tradicionais campeonatos da modalidade, em Montevidéu/Uruguai, no último final de semana. Como saldo positivo, as meninas voltaram à cidade como campeãs da taça de prata (equipe Laranja) e vice-campeãs da taça de ouro (equipe Azul).

“Os confrontos foram duros contra as equipes uruguaias e, apesar de serem mais novas, as meninas do ‘Vem Ser Rugby’ jogaram de igual para igual e obtiveram excelentes resultados”, afirmou o coordenador do projeto, Eraldo Pinheiro.

O treinador também destacou a oportunidade das atletas pelotenses acompanharem os jogos das Yaras – a Seleção Brasileira Feminina de Rugby –, que conquistaram, pela 17ª vez, o campeonato Sul-Americano, no Uruguai. Segundo Pinheiro, a experiência ficará para sempre na memória das meninas e servirá como estímulo para que elas sigam com o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Além do treinador, também acompanharam a delegação alguns professores e alunos da graduação e da pós-graduação em Educação Física, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição, componentes do Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo da UFPel. “Estes resultados foram possíveis graças a parceiros importantes que deram suporte financeiro, como a Prefeitura, a UFPel e pessoas que contribuíram comprando objetos do projeto e doando para a vaquinha online”, garantiu o coordenador.

ProEsporte

Em 2019, o Município destinará R$ 115 mil a 20 iniciativas de projeto educacional, de rendimento (preparo para competições oficiais) e eventos. Com o objetivo de desenvolver a área no município, a Prefeitura mantém o financiamento nestas três frentes de atuação desde 2015, o que fomenta e valoriza as ações esportivas realizadas na cidade. Estão entre os contemplados desta edição, propostas que englobam judô, ciclismo, futsal, karatê e handebol, entre outros.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções