Diário da Manhã

terça, 23 de abril de 2024

Notícias

Trabalho Técnico Social passa a ser realizado na SJSS

28 novembro
14:30 2013

O Trabalho Técnico Social (TTS) da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS), responsável por fazer um diagnóstico de condomínios intermediados pela Secretaria, com a finalidade de conhecer as necessidades do espaço e das famílias, trabalho que era realizado por empresas terceirizadas pela Caixa Econômica Federal, desde outubro, passou a ser elaborado na SJSS.

Conforme a secretária da pasta, Clesis Crochemore eram realizados quatro encontros entre a empresa e os sorteados para as moradias. Embora que com qualidade, a secretária não acredita que somente esse contato fosse suficiente para desenvolver o sentimento de pertença nos usuários. “O objetivo é prepará-los para o convívio coletivo, desenvolver sentimentos de respeito ao próximo, convívio em harmonia e conservação do empreendimento e também do seu imóvel”, destaca a Clesis.

O objetivo TTS é executar ações de caráter informativo e educativo que promovam o exercício da cidadania. Para isso, as técnicas Laci Ceron (gerente), Vanderlita Leal (psicóloga) e Maristela Branco (assistente social) promoverão encontros semanais com grupos intercalados antes do recebimento do imóvel, durante o processo de mudança e após a instalação. Inicialmente, o trabalho atuará com as 280 famílias do Residencial Haragano que será entre no próximo mês de março. O trabalho também será executado nos demais empreendimentos do projeto Minha Casa Minha Vida, da faixa 1, que beneficiarão mais de 1.500 famílias, dentre as já beneficiadas e as famílias que ainda serão contempladas nos futuros empreendimentos habitacionais.

Para desenvolver este trabalho, a SJSS está elaborando um projeto, juntamente com técnicos da Caixa, para que a destinação de 1,5% do valor total do empreendimento seja aplicado no TTS, conforme o previsto em lei.

“O trabalho é motivador, e nos garantirá a obtenção de melhores resultados com o trabalho minucioso que a SJSS realizará”, ressaltou a secretária. Segundo ela, a intenção é estender a outros projetos do Minha Casa Minha Vida, as finalidades de todos os programas da secretaria que são a cultura da paz e o resgate dos valores humanos.

Após a entrega do empreendimento, a SJSS formará grupo de mulheres, ajardinamento, administração do residencial, além de ofertar oficinas para os moradores.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções