Diário da Manhã

sexta, 19 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Tradição doceira pelotense deve ser tornar patrimônio imaterial do Brasil

12 março
08:07 2018

Processo de regulação demorou cerca de 10 anos

A tradição doceira de Pelotas e antiga Pelotas (composta pelos atuais municípios de Capão do Leão, Turuçu, Morro Redondo e Arroio do Padre) está prestes a se tornar patrimônio imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A informação foi repassada à prefeita Paula Mascarenhas, em reunião em seu Gabinete, nesta sexta-feira (9), por técnicos e pelo diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial, Hermano Queiroz.

Doce“Esse processo de regulação demorou cerca de 10 anos e está finalmente chegando ao fim. Só falta o parecer da relatora Márcia Sant’anna. A análise do Conselho do Iphan está marcada para abril”, explicou Queiroz.

Os técnicos elogiaram a cultura do doce e a forma como esta tradição persiste com o passar das gerações.

“O doce pelotense é resultado da mistura entre os portugueses e os escravos africanos. Além disso, temos os doces coloniais, feitos por alemães e italianos imigrantes. Nossa produção doceira é nossa identidade”, analisou a prefeita Paula Mascarenhas.  Participaram do encontro o secretário de Cultura, Giorgio Ronna, e a arquiteta Paulina Von Laer.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções