Diário da Manhã

quarta, 24 de abril de 2024

Notícias

TRÂNSITO: Detran busca engajamento das comunidades na Balada Segura

16 outubro
09:53 2013
Pelotas já conta com a "Balada Segura" - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

Pelotas já conta com a “Balada Segura” – Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

O Detran/RS realiza, na próxima semana, uma série de encontros em municípios que já implantaram ou estão em fase de implantação da Balada Segura. O objetivo é engajar educadores, imprensa, representantes do comércio e organizações da sociedade civil na causa da Balada Segura, para que desenvolvam atividades paralelas às blitz de fiscalização, potencializando os resultados.

Os encontros acontecem no dia 17 em Guaíba e Cruz Alta e no dia 18 em Canoas. Dentre essas cidades, Cruz Alta é a única que ainda não implantou a operação. Guaíba já tem Balada Segura desde junho de 2012 e Canoas foi a primeira cidade depois de Porto Alegre a adotar a operação, em fevereiro de 2012, um ano após o lançamento na Capital.

Na oportunidade, o Detran/RS apresentará o projeto, suas metas e os resultados já conquistados. Taxistas, empresas de transporte coletivo, Câmara dos Dirigentes Lojistas, bares e restaurantes poderão discutir estratégias em seus negócios, sintonizados com a operação. As instituições de ensino (Centros de Formação de Condutores, Conselhos Regionais de Educação, Secretaria Municipal de Educação, diretores de escolas, Sest/Senat) serão convidadas a participar do Curso de Multiplicadores em Educação para o Trânsito, na modalidade EAD, e poderão concorrer ao Prêmio Balada Segura: Em defesa da vida.

O envolvimento das comunidades é uma etapa considerada fundamental pelo Detran/RS, já que amplifica o trabalho da fiscalização. As primeiras edições desse trabalho de imersão ocorreram em Pelotas, Rio Grande, Uruguaiana, Alegrete, Alvorada, Santa Maria, Cachoeira do Sul, Santana do Livramento, Esteio, Santa Cruz do Sul e Carazinho.

POLÍTICA PÚBLICA – A Balada Segura é uma parceria do Governo do Estado, por meio do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com as Prefeituras Municipais. Consiste em uma ampla ação de mobilização em defesa da vida, oficializada por convênio firmado entre o Estado, através do Detran/RS, e a municipalidade. Atua, inicialmente, através de blitz de fiscalização e educação e ações promovidas pelo Comitê Municipal, combatendo, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados. O álcool, segundo estimativas da ONU, está presente em quase metade dos acidentes com mortes.

Iniciada como projeto piloto em Porto Alegre em 04 de fevereiro de 2011, a Balada Segura já acontece em quinze municípios, atingindo uma população de 3,6 milhões de habitantes, cerca de 1/3 da população do Estado. A meta do Detran/RS é contar com mais sete municípios integrados à rede da Balada Segura até o final do ano.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções