Diário da Manhã

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Transporte coletivo é afetado por falta de combustível

Transporte coletivo é afetado por falta de combustível
23 maio
17:11 2018

Ônibus circularão em horário reduzido durante a semana. Samu terá combustível garantido pelo 9º BIMtz.

Reflexos da paralisação dos caminhoneiros já podem ser observados nas filas de automóveis que se formam nos postos de combustíveis de Pelotas. O transporte público funcionará em horário reduzido, com o objetivo de garantir o serviço por mais tempo para a população, em função do interesse público. O Samu terá o abastecimento garantido pelo Exército, assim como os veículos de apoio da Secretaria de Saúde (SMS).

Transporte público reduzido

Em caráter de urgência, nos dias úteis os ônibus adotarão os horários da tabela de sábado até a normalização do abastecimento e não haverá o “corujão” – o último horário de saída do Centro será à meia-noite e meia (0h30min). Aos sábados será utilizada a tabela de domingo, com reforços nos horários de pico. No domingo, não haverá atendimento. Intervenções em linhas específicas serão feitas, a fim de otimizar a operação.

A decisão foi avaliada em conjunto pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) e o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), levando em consideração os níveis dos reservatórios de combustível existentes nas garagens do grupo. A medida é necessária para prolongar até segunda o atendimento, caso contrário seria encerrado na tarde de sexta-feira.

Caso o abastecimento dos combustíveis volte a ocorrer, os ônibus voltarão a circular nos horários normais. A decisão tem o objetivo de manter o serviço pelo maior tempo possível para a população.

Grandes fila se formaram nos postos da cidade nesta quarta

Grandes fila se formaram nos postos da cidade nesta quarta

Hemodiálise

Na Secretaria de Saúde (SMS), medidas de prevenção contra o desabastecimento já estão sendo tomadas. O 9º Batalhão de Infantaria Motorizada garantiu combustível aos veículos do Samu, para evitar que o serviço seja atingido, e alguns postos da cidade também reservaram gasolina e etanol para suprir a necessidade dos carros de apoio à SMS.

Para o transporte de pacientes ao serviço de hemodiálise, estratégias vão ser empregadas para garantir o atendimento. Três veículos irão se dividir para transportar as pessoas que utilizam o serviço até as unidades onde realizam o tratamento, enquanto a situação não for regularizada.

Serviços essenciais

As Secretarias de Educação e Desporto (Smed) e de Obras e Pavimentação (Smop) ainda não foram afetadas pelo desabastecimento. Os carros do transporte escolar possuem combustível para trabalhar por até quatro dias. Na Smop, uma reserva de combustível para os maquinários foi feita, mas não há como garantir a duração, pois o serviço é feito de maneira itinerante.

Apesar de a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) ainda não ter sido afetada pela paralisação, os caminhões que transportam o saibro utilizado na tapagem de buracos nas vias, estão com dificuldade de acessar o município devido às manifestações dos caminhoneiros.

A partir de quarta-feira (24), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) paralisa a requalificação das estradas da Colônia de Pelotas. Com a dificuldade de caminhões com materiais ingressarem na cidade, além do combustível escasso, o órgão decidiu por interromper o serviço até a normalização da situação.

Segurança e trânsito

Tanto a Guarda Municipal quanto a Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) atuam em regime de racionamento, para evitar que os veículos fiquem parados.

Os agentes da STT atendem casos de urgência e emergência, e após os atendimentos retornam aos pontos estratégicos da cidade. Da mesma forma, a GM atende as ocorrências solicitadas e volta para a base, com o objetivo de economizar combustível.

Atendimento reduzido no Sanep

A partir desta quinta-feira (24) o Sanep vai alterar o horário de expediente e do atendimento à população: será das 12h30min às 18h30min. A decisão foi tomada durante reunião do diretor-presidente da autarquia, Alexandre Garcia, com os chefes dos departamentos do Sanep na tarde desta quarta-feira (23). Os atendimentos nas ruas também serão realizados apenas à tarde.

Equipes do Departamento de Água e da Eletromecânica atuarão em plantão, das 7h às 19h – considerados serviços essenciais. O recolhimento de resíduos também se mantém normalizado, apesar do acúmulo registrado no transbordo. No momento, 670 toneladas de resíduos aguardam destinação.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções