Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

TRANSPORTE COLETIVO : Licitação terá site para sugestões dos usuários

TRANSPORTE COLETIVO : Licitação terá site para sugestões dos usuários
31 maio
10:15 2014

Vai ao ar na próxima semana um site interativo que possibilitará que o usuário do transporte público de Pelotas seja sujeito do processo Licitação Transporte Coletivo, contribuindo de forma ativa e direta nas principais decisões do processo.

O lançamento oficial será na terça-feira, às 14h, no Salão Nobre do Paço Municipal, com presença do prefeito Eduardo Leite.

A Licitação do Transporte Coletivo é uma ação inédita na história do município de Pelotas. A partir dela, deve ocorrer uma mudança drástica na melhoria da qualidade do transporte público da cidade. A previsão é de que o edital de licitação seja publicado na primeira quinzena de julho. Antes disso, porém, o usuário poderá conhecer, no site, por meio de uma linguagem acessível, todos os itens que formam o valor da passagem e opinar sobre eles – quais considera mais importantes ou dispensáveis.

Na ferramenta virtual, elaborada pela Coinpel, o usuário poderá acessar os editais, fazer perguntas, dar sugestões e, através de um aplicativo, fazer simulações sobre o valor da tarifa, considerando os fatores: passagem escolar; gratuidade entre 60 e 65 anos; ar-condicionado; integração tarifária; idade média da frota.

Eduardo destaca que a intenção da prefeitura, ao criar o site interativo, é fomentar um processo baseado no diálogo e na transparência. “Queremos ouvir os maiores interessados nesta licitação, que são aquelas pessoas andam de ônibus todos os dias. Elas são peça fundamental neste processo”, pondera o prefeito.

Na última semana de junho, a prefeitura fará uma audiência pública sobre o assunto, momento em que serão apresentadas as propostas da comunidade.

A licitação do Transporte Coletivo prevê investimento de mais de R$ 1 bilhão, ao longo de 15 anos – em torno de R$ 70 milhões ao ano. Englobará o transporte urbano, rural e seletivo, com regras únicas para as três modalidades e mesmo valor para a tarifa urbana e rural. Poderão participar empresas individuais ou consórcios de empresas.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções