Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

TRANSPORTE : Greve ganha capítulo na Justiça

11 abril
09:59 2014

No segundo dia da greve que paralisou a linha Interbairros, da Empresa São Jorge, os bastidores do movimento estiveram agitados.

TRABALHADORES permanecem em protesto em frente à empresa

TRABALHADORES permanecem em protesto em frente à empresa

O dia de ontem foi marcado por “acusações” e ações judiciais impetradas por ambos os lados: o empresarial e o trabalhador.  Os gestores da empresa ingressaram na Justiça com uma ação pedindo a ilegalidade da greve em função de seus trabalhadores “estarem”, segundo eles, “de acordo com a política da empresa de não conceder o horário corrido”, como reivindica o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Pelotas (STTRP) em atendimento ao deliberado pela categoria em assembleia.

Na terça-feira, com exceção da São Jorge, todas as empresas do transporte coletivo urbano de Pelotas resolveram atender a reivindicação dos trabalhadores e implantar o horário de trabalho, 7 horas e 20 minutos, sem intervalo. Com isso, desde quarta-feira a linha Interbairros está paralisada.

No caso que motivou a ação da empresa na Justiça, o Sindicato acusa a direção da empresa São Jorge de coagir seus funcionários no sentido de os mesmos assinarem um documento concordando com a posição da empresa, contrária ao horário corrido, sem intervalo. E ontem, o Sindicato também buscou na Justiça – Ministério Público do Trabalho (MPT) amparo às suas ações. Acusou a empresa de coação aos trabalhadores. Também entrou com “Ação Cautelar pela qual busca impedir a obrigatoriedade do retorno dos funcionários ao trabalho sem antes haver uma audiência conciliatória”.

“Os trabalhadores foram obrigados a assinar um documento da maneira com a empresa exigiu, sob ameaça de serem demitidos”, garantiu o presidente do STTRP, Eder Blank, garantindo que a greve continua.

“Estamos agindo dentro da Lei, pois não estamos impedindo a circulação de 30% dos ônibus da empresa”, salientou o presidente, lembrando que apenas a linha Interbairros está parada. As linhas da Colônia e Cascata, atendidas pela São Jorge, estão funcionando normalmente.

Ontem à tarde, a Reportagem do Diário da Manhã tentou por diversas vezes, sem sucesso, contato com a direção da Empresa São Jorge para ouvir a sua versão sobre a movimentação do segundo dia da greve. A direção do STTRP garantiu que a paralisação continua nesta sexta-feira.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções