Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

TRANSPORTE URBANO : Prefeito regula serviços que terão mais conforto e segurança

TRANSPORTE URBANO  : Prefeito regula serviços que terão mais conforto e segurança
05 fevereiro
09:35 2016

Depois de três tentativas frustradas de regulação dos serviços dos ônibus, ao longo de anos, o quarto processo licitatório teve êxito e foi garantido.

A prefeitura assinou o contrato de concessão da operacionalidade do transporte público de passageiros com o consórcio integrado pelas empresas Santa Rosa, Santa Silvana, São Jorge, Santa Maria, Conquistadora e Laranjal. A partir de agora, corre o prazo de seis meses para acentuadas mudanças no setor.

Além deste, outro contrato de licitação também foi assinado pelo prefeito Eduardo Leite. Trata-se da revitalização das ruas General Osório, Marechal Deodoro e Gomes Carneiro, cujo investimento totaliza R$ 18,5 milhões, sendo o valor principal proveniente de recursos federais e 5% de contrapartida da prefeitura. A empresa vencedora do processo licitatório é a SBS Engenharia.

“O dia é de forte emoção, diante do momento histórico que marca o primeiro passo efetivo na mudança dos serviços de transporte coletivo. Iniciam-se novas condições para atendimento dos interesses da cidade. É a abertura das portas para melhorias que virão com a regulação de direitos e deveres”, salientou o prefeito, após assinar o contrato com o consórcio representado pelos empresários Almir Kopereck e Giovani Antônio Peres.

“As ruas General Osório, Marechal Deodoro e Gomes Carneiro priorizarão os ônibus; terão corredores para dar maior conforto, rapidez e segurança, tornando o transporte coletivo mais atraente para uso. A frota estará renovada, padronizada, mais bonita e com tecnologia de GPS e câmeras. Foi investido R$ 1 milhão em novos abrigos; 200 já estão instalados,” adiantou o prefeito, após assinar o contrato com o diretor-presidente da SBS Engenharia, Fernando Caumo, responsável pela requalificação das vias, cujo projeto inclui, além do citado, pavimentação completa e mobiliário urbano.

PRESENÇAS

O Salão Nobre esteve lotado, destacando-se a presença do presidente do Legislativo Ademar Ornel e dos vereadores Anderson Garcia, Marcos Ferreira, Waldomiro Lima, Pedro Godinho da Silva, Tenente Bruno, Professor Adinho e Edmar Campos. Do Executivo, secretários, diretores, assessores especiais e servidores. Da área privada, empresários e representantes, além do Conselho Municipal dos Transportes.

Os contratos foram assinados com a presença da vice-prefeita Paula Mascarenhas, do secretário de Transporte e Trânsito, Cláudio Montanelli, e do secretário executivo da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP), Jair Seidel.

O prefeito agradeceu à equipe pelo apoio e persistência durante a tramitação do processo licitatório do transporte coletivo, destacando o empenho do diretor de Transportes, Paulo Osório, do titular da UGP, Jair Seidel, e do presidente da Comissão de Licitações, Roberto Ramalho.

O QUE VAI MELHORAR

A licitação do Transporte Coletivo Urbano vai assegurar, em seis meses:

Passagem integrada

O usuário poderá pegar mais de um coletivo para chegar ao seu trajeto final com o pagamento de apenas uma passagem.

         

O usuário poderá pegar mais de um coletivo para chegar ao seu trajeto final com o pagamento de apenas uma passagem.

O usuário poderá pegar mais de um coletivo para chegar ao seu trajeto final com o pagamento de apenas uma passagem.

Ônibus equipados com GPS e câmeras de vídeo

Os horários e trajetos dos ônibus serão monitorados por uma Central de Monitoramento e Fiscalização para que sejam cumpridos e não haja superlotação.

         Direitos e deveres bem definidos

Haverá penalidades para o descumprimento do que for estipulado no contrato.

        Frota renovada

Serão adquiridos 80 ônibus novos em 2016. A idade média dos veículos não poderá passar de seis anos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções