Diário da Manhã

quinta, 18 de abril de 2024

Notícias

Tuberculose: Evento educativo mostra informações sobre a doença

24 outubro
17:11 2013

Um evento realizado hoje, 24 de outubro, Dia de Controle da Tuberculose, em parceria pelo Programa Municipal de Controle à Tuberculose (PMCT), da Secretaria de Saúde (SMS), e o Comitê Estadual de Enfrentamento da Tuberculose no Rio Grande do Sul, disponibilizou informações e jogos educativos sobre a doença em uma tenda montada no largo Edmar Fetter (Mercado Central).

Até as 17h, crianças e adultos puderam brincar com os jogos que ensinam, de maneira interativa, os sintomas e o tratamento da tuberculose. As atividades lúdicas integram a exposição itinerante “Tuberculose tem cura: SUS pra valer!”, promovida pelo Comitê Estadual e pela primeira vez em Pelotas.

Tenda Tuberculose

Foto : Rafa Marin/Ascom

O Comitê Estadual foi criado em abril deste ano – antes havia somente o Comitê Metropolitano de Tuberculose Porto Alegre/RS – e engloba os 15 municípios gaúchos em que a incidência da doença é mais significativa. Na grande Porto Alegre, campeã no índice de incidência de tuberculose, a taxa é de 105 casos para cada 100 mil habitantes (105/100 mil), seguida por Rio Grande e Pelotas, onde a taxa é de 50/100 mil. “Ainda assim é considerada alta”, complementa Neusa Heinzelnann, do Comitê. No RS a média é de 38,6/100 mil.

 Criado para articular parcerias e atividades entre o governo e a sociedade civil, o Comitê informa que são registrados cerca de 6 mil casos de tuberculose ao ano no Estado. Destes, 4.900 são casos novos. No Rio Grande do Sul em torno de 450 pessoas morrem, anualmente, em decorrência da doença – apenas 15% dos pacientes diagnosticados fazem o Tratamento Diretamente Observado (TODO).

Jozane Sedrez, do Programa Municipal de Controle à Tuberculose (PMCT/SMS), diz que em Pelotas o índice de abandono do tratamento é considerado baixo, 10%,  e menos de 1% vai à óbito. “O índice de cura no Município é muito bom, acima da média”, celebra. Enquanto que o percentual de cura no Estado fica em torno de 85%, em Pelotas quase 90% conseguem superar a doença.

Os jogos e material informativo podem ser acessados e reproduzidos, com autorização do Comitê Estadual. Estão disponíveis no blog blogdatuberculose.blogspot.com

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções