Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

 Mais recentes

Tudo o que você precisa saber para fazer o Enem

20 outubro
14:29 2016

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro. Os candidatos já podem acessar o cartão de confirmação de inscrição liberado nesta quarta-feira (19). O cartão está disponível pela internet e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. Para obtê-lo, o estudante deverá acessar o site do Enem na área destinada ao participante. Para isso, é preciso informar CPF e senha.

O cartão de confirmação serve como comprovante de inscrição, sendo fundamental na orientação ao estudante no dia da prova. O documento traz, além do local de prova, informações como: nome, CPF, número de inscrição e opção de Língua Estrangeira, que o candidato fez para a realização da prova. É importante verificar os dados, para que seja feita a solicitação de possíveis correções em caso de erro. No caso de pessoas com deficiência, o cartão também mostra detalhes sobre o atendimento especial, caso o candidato tenha optado pelo mesmo.

O Inep alerta para os motivos que podem eliminar o candidato, como fazer consultas ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas. Também não é permitido portar  lápis, caneta de material não transparente,

O Inep alerta para os motivos que podem eliminar o candidato, como fazer consultas ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas. Também não é permitido portar lápis, caneta de material não transparente,

Para fazer a prova, no entanto, é obrigatório apresentar apenas a cédula de identidade ou documento equivalente, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou carteira de trabalho. Em casos de perda, extravio, furto ou roubo do documento de identificação, é preciso apresentar um boletim de ocorrência, que deverá ter sido expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame.

Os estudantes deverão portar, também, caneta esferográfica de material transparente na cor preta. No caso de uso de caneta de outra cor, a leitura ótica do cartão-resposta pode ser comprometida.

O Inep alerta para os motivos que podem eliminar o candidato, como fazer consultas ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas. Também não é permitido portar  lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e qualquer dispositivo eletrônico como, por exemplo, calculadoras, telefones celulares, smartphones, tablets, gravadores, relógios, entre outros. Não é permitido também usar óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. Se estiver com um desses itens, o participante deverá colocá-lo no porta-objetos fornecido pelo aplicador.

Também será motivo de eliminação portar qualquer arma, mesmo tendo autorização de porte, sair definitivamente da sala de prova antes de completadas duas horas do início do exame ou receber da equipe de aplicação informações sobre o conteúdo. Para saber mais dicas, o candidato pode acessar a página do Enem, além de verificar o edital da prova.

Enem 2016

Mais de 8,6 milhões de candidatos se inscreveram no Enem neste ano. Nos dois dias de prova, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Os estudantes devem ficar atentos ao horário de verão e verificar na localidade onde moram o horário exato do exame. As provas começam a ser aplicadas às 13h30.

No primeiro dia, serão realizadas as provas de ciências humanas e de ciências da natureza, com duração de quatro horas e meia. No segundo dia, os participantes terão cinco horas e meia para resolver questões de linguagens e códigos, redação e matemática.

A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); bolsas na educação superior privada, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); além de ser requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

O que levar?

– É obrigatória a apresentação de um documento de identificação original com foto. No edital estão os documentos aceitos.

– Em casos de perda, extravio, furto ou roubo do documento de identificação, é preciso apresentar um boletim de ocorrência expedido “por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame”.

– Caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Motivos que podem eliminar o candidato:

– Consultar ou comunicar-se com outros participantes durante o período das provas.

– Portar lápis, lapiseira, borrachas, caneta que não seja de material transparente, livros, manuais, impressos e anotações. Portar qualquer dispositivo eletrônico.

– Usar óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

– Portar armas.

– Sair definitivamente da sala de prova antes de completadas duas horas do início do exame.

– Receber da equipe de aplicação, informações sobre o conteúdo do exame.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções